27.8.18

Review - "A Esperança" (Jogos Vorazes #3), de Suzanne Collins


    [ATENÇÃO: este post pode conter spoilers de A Esperança e dos livros anteriores. Leia com cuidado.]

    Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução.

    A coragem de Katniss nos Jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.

    O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?

***

    Oi oi, amiras! Prontas pra última resenha de Jogos Vorazes? Pois eu não estou! Se você perdeu as resenhas anteriores, pode encontrar a de Jogos Vorazes aqui e a de Em Chamas aqui.

    Na conclusão da trilogia, vemos as implicações das tentativas frustradas de Katniss de sair do olhar cuidadoso do Presidente Snow. Ela não conseguiu convencê-lo de que o controverso ato com as amoras, que a levou com a vitória junto a Peeta, foi um ato de amor desesperado vindo de uma adolescente apaixonada. Mas o que ela não sabia era que "a ordem e a paz" que Snow queria não dependiam apenas desse teatrinho: por baixo dos panos, até as pessoas próximas a ele armavam a rebelião. Isso levou a uma edição sem vencedor dos Jogos Vorazes, já que metade dos tributos estava envolvida nesse plano.

    Agora ela é entregue a uma nova realidade: a única casa que conheceu, o Distrito 12, não passa de ruínas. Agora ela é uma refugiada do Distrito 13, que muitos julgavam extinto, e eles não estão dando esse abrigo de graça. Com Peeta, Johanna e outros vitoriosos sob custódia da Capital e os distritos precisando de incentivo, Katniss se vê praticamente obrigada a se tornar o rosto da revolução. Ela tem seus amigos ao seu lado, e se engaja para resgatar aqueles que estão presos, mas será que confiar no Distrito 13 não seria o mesmo que se entregar para uma Capital de nome diferente?

    Esse livro, em comparação com os anteriores, é mais denso e se leva mais tempo para ler. Pela primeira vez, Katniss parece mais consciente dos efeitos dos últimos anos em outros personagens e vemos como ela lida com esses conflitos, além dos próprios. O final em si é meio decepcionante, pelo menos na minha opinião, pois parece a forma mais explícita de fanservice, só perdendo pra sétima temporada de Game of Thrones. Minha nota, então, fica em 3/5. O livro é ÓTIMO em muitos sentidos, mas o final... Nossa.

FICHA TÉCNICA
Título: A Esperança
Autora: Suzanne Collins
Ano de publicação (BRASIL): 2011
Editora: Rocco
Páginas: 420
Tradução: Alexandre D'Elia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!

© Lunática - 2019.
Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabu Af
Tecnologia do Blogger.