13.8.18

Review - "Jogos Vorazes" (Jogos Vorazes #1), de Suzanne Collins


    [ATENÇÃO: Este post pode conter spoilers de Jogos Vorazes. Leia com cuidado.]

Constituída por uma suntuosa Capital cercada de 12 distritos periféricos, a nação de Panem se ergueu após a destruição dos Estados Unidos. Como represália por um levante contra a Capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para participar dos Jogos Vorazes. As regras são simples: os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados a uma gigantesca arena e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente. O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito.

    Quando Katniss Everdeen, de 16 anos, decide participar dos Jogos Vorazes para poupar a irmã mais nova, causando grande comoção no país, ela sabe que essa pode ser a sua sentença de morte. Mas a jovem usa toda a sua habilidade de caça e sobrevivência ao ar livre para se manter viva. As reviravoltas do jogo e as dificuldades enfrentadas pela protagonista levam os leitores a sofrer junto com ela, enquanto descobrem um pouco sobre seu passado e seu relacionamento com Peeta Mellark, o outro tributo enviado pelo Distrito 12 para lutar nos Jogos Vorazes.
***

Oi oi, amiras! Como estão vocês? Para mais um dia de BEDA, trago a aguardada resenha de Jogos Vorazes, que já foi citado algumas vezes aqui no blog como um dos meus livros favoritos. Já que esse mês faz 10 anos que o primeiro livro foi lançado, nada mais justo que dedicar o BEDA de agosto a ele e seus sucessores, né?

  Este já é um livro bem conhecido, mas não custa nada fazer uma rápida apresentação. A história se passa no futuro, no que restou da América do Norte. Agora, o pedaço de continente abriga um país chamado Panem, que é dividido em 13 distritos e a Capital. Há algum tempo houve uma rebelião que resultou na obliteração do décimo-terceiro distrito e na criação dos Jogos Vorazes, uma competição anual na qual cada um dos doze distritos restantes oferece um casal de jovens para lutar até a morte em uma arena, restando apenas um. E tudo isso apenas para divertir a Capital e lembrar aos distritos que eles não tem poder.

No meio de tudo isso, conhecemos Katniss Everdeen, uma jovem de 16 anos que já passou por poucas e boas. Desde a morte do pai, quando tinha 11, ela tem sido a chefe da família, indo contra as leis para manter a mãe e a irmã vivas num lugar onde morrer de fome é comum. Sua vida vira de cabeça pra baixo quando Primrose, sua irmã de 12 anos e a única pessoa que ela tem certeza de amar, é selecionada para os Jogos Vorazes, mesmo com as chances pequenas. Ela então se voluntaria, deixando tudo para trás e se preparando para a morte certa.

  Nessa nova situação, Katniss, que estava habituada a confiar apenas em seu grande amigo Gale, precisa se unir a uma nova equipe: Haymitch, um vencedor anterior dos Jogos; Effie, uma mulher da Capital que acha que tudo é uma festa; Cinna, seu esperto estilista; e Peeta, o rapaz que salvou sua vida uma vez. E suas atitudes, mesmo que sem intenção, começam a ter impacto nas pessoas que assistem aos Jogos e chamam a atenção dos governantes. Aparentemente a "paz" conquistada após a rebelião estava perto de um fim.

Um erro comum é acharem que esse livro é apenas uma historinha adolescente com um triângulo amoroso. Muitos fãs ainda forçam uma briga entre TeamGale e TeamPeeta, quando a questão toda são as críticas a sociedade em que vivemos. Uma sociedade na qual o sofrimento e a miséria de uns servem de entretenimento para outros, uma sociedade na qual é conveniente para o governo que o povo fique contra seus semelhantes - os distritos, condicionados a ficar uns contra os outros por causa do desempenho nos Jogos Vorazes, não conseguiam nem mais ver que estavam na mesma situação!

Da primeira vez que li, há uns 6 anos, terminei em menos de um dia. É um livro muito sério, mas que ainda assim diverte. Como já esperado por ser o primeiro de uma saga, é bem introdutório, o que pra algumas pessoas pode até soar meio arrastado, mas a escrita da Suzanne é tão boa que, de verdade, eu nem sentia o tempo passar enquanto lia. Minha nota é 4,5 de 5.

FICHA TÉCNICA
Título: Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Ano de publicação (BRASIL): 2010
Editora: Rocco
Páginas: 397
Tradução: Alexandre D'Elia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!

© Lunática - 2019.
Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabu Af
Tecnologia do Blogger.