7.11.20

Review - "[12:00]", de LOONA


  Olá, amiras! Depois de mais um sumiço longo, aqui estou eu com mais uma resenha musical neste blog! Para a surpresa de todos, o LOONA não nos deixou com fome por mais um ano e, pouco mais de 6 meses após o lançamento de [#] (que inclusive tem resenha aqui no blog!), nos presenteia com seu terceiro mini-álbum, que até agora é o maior da discografia: [12:00], com 8 faixas.

    Começar essa resenha já dizendo que o novo álbum, batizado de "midnight" (e estilizado como [12:00]), repete uma parceria de sucesso com Lee Soo Man, o CEO da empresa SM Entertainment, que ajudou a produzir o [#], lançado em fevereiro. Mas o fato de LSM ter se interessado pelas meninas da BlockBerry Creative tem sido um pouco polêmico entre os orbits: se em fevereiro com o Hash, muitos achavam que as meninas trocariam a BBC pela SM, hoje a teoria mais popular é de que LSM "copiou" o conceito do grupo para um novo girlgroup da SM, o aespa. Se é verdade, acho que nunca saberemos. O fato é que LSM é um nome influente na indústria do kpop e essa parceria com a BBC pelo LOONA tem atraído mais atenção para as meninas.

    Outra coisa que é carregada da era Hash é a ausência da líder Haseul, que se afastou das atividades do grupo no início do ano para tratar de sua ansiedade. Dessa vez, no entanto, a voz dela não pode ser ouvida em nenhuma das oito faixas do mini. Orbits, acalmem o coração: nossa querida mamãe passarinha NÃO deixou o grupo. Seja em entrevistas, participações e mesmo nas descrições de álbum e MV, tanto a empresa quanto as meninas deixam claro que Haseul ainda é uma delas e que o LOONA ainda é um grupo de 12 membros. Pela nota postada pela BBC antes das revelações dos teasers, a ausência da lider do grupo nessa era foi escolha dela própria, que disse ainda não estar pronta para voltar. Desejo uma boa recuperação e que volte assim que estiver pronta! Aposto que os orbits esperarão de braços abertos pelo retorno da lenda.

    Vamos falar do álbum? Como já disse, são oito faixas. A intro, 12:00, seguindo o padrão LOONA de ter o mesmo título do álbum (porém sem os colchetes), me retomou uma sensação que eu tive com os minis das units e com o mini de estreia do grupo, [++]: uma certa coesão da title (o single principal do álbum) com a intro. Isso quer dizer que acho que xx e # não complementam Butterfly e So What? Não. Mas sinto uma coesão maior entre 12:00 e Why Not.

    Falando na nossa title, Why Not? é uma música que achei muito viciante. O clipe vem cheio de referências à lore do LOONAverse, algo que muitos orbits julgaram esquecido na última era. A minha primeira impressão ao assistir o MV e ouvir a música era de que seria um hit no Tik Tok por sua coreografia divertida e o ritmo que inspira a fazer aqueles challenges de blogueira (que eu inclusive tentei fazer!). É a melhor faixa do álbum? Não acho. Mas não significa que seja uma faixa ruim, inclusive gosto muito. Fico o dia todo com o "di dam dam di dam di dam" da Yeojin na cabeça.

    Depois dela, temos Voice, que aparece duplicada nessa tracklist graças a sua versão na língua inglesa, Star. Como é a mesma música e a mesma mensagem, mesmo com a versão em inglês não sendo exatamente uma tradução da original, falarei das duas aqui mesmo. É a b-side principal desse mini e ganhou o coração de muita gente, além de ser a música que as meninas estão promovendo junto com a title. Acredito eu que são as faixas com a distribuição de linhas mais equilibrada dessa era, até porque a distribuição é a mesma nas duas versões. Foram faixas polêmicas antes de seu lançamento, já que na produção está envolvido Jesse St. John, compositor que já trabalhou com diversas estrelas pop, mas também já foi colega do Dr. Luke e, assim como ele, é acusado de abuso e assédio sexual. Muitos orbits disseram que se manteriam longe das canções para não apoiá-lo, mas depois do lançamento tanto Voice quanto Star ficaram bem populares entre os fãs, são gostosinhas de ouvir e tem uma mensagem muito bonita sobre amor. Não acho que é pra boicotarmos a BBC ou as meninas por terem músicas desse compositor nesse álbum, ainda mais sendo uma música tão boa, mas achei importante relembrar esse fato pra termos noção das coisas. 

    A próxima é Fall Again, que me passa uma vibe de música romântica antiga, daquelas que a gente ouve frequentemente na programação da Rádio JB. Não é algo que eu ouviria em outra voz/grupo e pensaria: "uau, isso é a cara do LOONA", mas gostei muito que tenha feito parte desse álbum. Dá um respiro gostoso e ainda assim é algo que não soa fora do lugar mesmo não sendo o estilo musical que eu comumente associo a elas. Além disso a voz da Chuu nessa faixa tá... chef's kiss.

    Vem aí Universe, que também é uma das favoritas dos orbits. Eu tenho que falar sobre a experiência que é ouvir essa faixa usando fones, galera: é algo quase espiritual. Eu me sinto meio que flutuando no espaço e consigo visualizar as meninas com a roupinha do conceito 4 (capa A do álbum) cantando suavemente ao meu redor. Junto com Fall Again, me deu vontade de ir atrás dos arquivos do alegadamente finado La Maison. Esse é o efeito que esse álbum causa nas pessoas.

    Como a cota "Músicas Que Tocariam Em Loja de Departamento" tem que ter em todo álbum de todo artista ou grupo pop, vamos falar de Hide & Seek. Se não me engano, essa é uma das músicas com a distribuição mais injusta do mini - inclusive, preciso fazer um post ou um vídeo sobre a distribuição das músicas do LOONA sempre privilegiar Heejin, Kim Lip e Chuu e esquecer Haseul, Vivi, Hyunjin, GoWon e Yeojin no churrasco da BBC. Apesar disso, é uma música legal e me lembra videogames retrô por algum motivo que não sei explicar.

    Fechando essa resenha, mas não o álbum (cuja última faixa é Star, da qual já falei lá em cima), vem OOPS!, que é uma música com a chamada "vibe de boygroup". Muita gente não gosta, até porque o submundo dos kpoppers é dividido entre fãs de girlgroup e de boygroup (o que não torna impossível você gostar dos dois, mesmo sendo provável que você tenha uma preferência por um dos lados), mas eu acho que o LOONA torna esse tipo de música um pouco mais agradável pra mim. Acho que esse é o grande diferencial do LOONA pra outros girlgroups: enquanto muitos ficam fechados em um único conceito, tipo só fazer coisa sexy ou coisa fofa, o LOONA navega bem por todos e faz com maestria. É o que eu falei quando falava de Fall Again lá em cima: mesmo quando a música não grita "é coisa do LOONA" na sua cabeça, você não sente que tem algo errado quando as ouve cantando. E mais: o rap de OOPS! é uma delícia.

    Eu dou 5 estrelas pra esse mini, apesar da obviedade da falta que a Haseul faz. Infelizmente eu passo muito tempo vendo os line distribution do álbum e imaginando quem seria a felizarda que cederia suas linhas pra passarinha: se for por justiça, provavelmente seria a Heejin ou a Chuu nesse álbum. Conhecendo a BBC, acho que tirariam as poucas que Vivi e Yeojin conquistaram nessa era e deixariam as duas com menos presença que a GoWon, cuja participação na title foi tão pequena que achei até que era OT10 a música.

    Bem, galera, é isso! Espero que tenham gostado da resenha, deem MUITO stream nas lendas - que inclusive já conseguiram figurar no Top 200 da Rolling Stone e da Billboard em sua semana de debut! - e não esqueçam também de checar o MV de Why Not? e meu react a ele! Beijinhos e até o próximo encontro (que espero que seja em breve!)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!

© Lunática - 2019.
Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabu Af
Tecnologia do Blogger.