15.7.20

TNT DRAG - Recap "A Pior Youtuber do Mundo"



    Oi oi, amiras! Sejam bem-vindes a mais uma resenha do The Next Talent Drag, dessa vez sobre o segundo episódio da temporada, A Pior Youtuber do Mundo.

    Lembrando a vocês que os episódios são lançados às terças-feiras, a partir das 20h, no canal da Desirée Beck, o Peruas Inc. Os dois primeiros episódios, além do "Conheça Nossas Rainhas" e de vários tutoriais das participantes, estão disponíveis para serem assistidos (e reassistidos!) por lá. Não esqueçam de se inscrever e de divulgar bastante!

    No desafio da semana, as queens teriam que representar o primeiro (e último) vídeo do canal da Pior Youtuber do Mundo. Cada uma receberia uma categoria de conteúdo a ser produzido, desde DIY até fofoca, passando por make, séries e moda, e teria que pensar em tudo: o nome da youtuber, nome do canal, bordão, uma publi que essa influencer faria, etc. Tudo isso num tempo limite de 2 minutos e meio. Os temas foram sorteados e a divisão dessa forma:

Maquiagem - DaCota Monteiro
Moda - Kitty Kawakubo
Fitness - Malayka SN
Culinária - Raykka Rica DIY - Chloe Stardust
Política - Di Vina Kaskaria
Infantil - Nola Criola Unboxing - Eva Sattiva React - Tereza Skyper
Fofoca - Flaminga
TV e Séries - Klox

    Devo dizer, antes de comentar as performances, que dei uma gaitada assim que vi o tema do desafio. Como a própria youtuber flopada que está há dois anos nessa luta, me identifiquei bastante com a proposta. Fiquei muito ansiosa pra ver o que cada uma entregaria, e já digo de cara que fiquei bem satisfeita.

    Começamos por DaCota Monteiro, ou melhor, Bárbara Beauty. A blogueira de maquiagem começa o vídeo ensinando como fazer aquela make de dia a dia, mas ressaltando a importância da skin care... ou tentando, né. Não sei se foi intencional da DaCota, mas senti muito a vibe de crítica àquelas blogueiras que acham que a pele delas é igual a de todo mundo e se acham dermatologistas pra ficar indicando produtos de skincare. Dei um berro com a esfoliação com escova de gato e o uso da bucha vegetal "porque a textura do algodão dá aflição". E na parte da publi, um bidê portátil da empresa Brigitte Bidet (que inclusive achei um excelente nome drag), e eu fiquei rindo enquanto ela falava sobre sua higiene e a tela mostrava vídeos de cachorros interagindo com água. Foi perfeito do início ao fim.

    A próxima foi Valentina Pavanelli, a personagem de Kitty Kawakubo para esse desafio. Como youtuber de moda, ela pegou referências bem inteligentes ao fazer a tour pelo closet: blogueiras que fazem pouco caso da pandemia e também as denúncias a grifes e lojas de departamento que vendem roupas produzidas por trabalho análogo a escravidão. O vídeo todo teve piadas e trocadilhos com a pandemia, começando pelo nome do canal de Valentina, o VIRAL MODAS, além da empresa que pagou a publi, a PANDEMICS. Até o código de desconto tinha brincadeira: PANDEMIMOS. Ela trabalhou bem com o estereótipo de patricinha ignorante, ri bastante quando ela vai ler mensagens de seguidores e já começa pela do hater, dizendo "não sei o que isso significa, mas deve ser coisa boa" após ser chamado de fútil e frígida. E o bordão? "Tendência boa pega no ar"! A caricatura impecável.

    Depois veio Raykka Rica, com seu canal Miss...Turando, de culinária. Já gostei da caracterização, com o acessório de cabeça no formato de um chapeuzinho de chef, muito bonitinho. Em vez de fazer as receitas, Raykka recebia FUSÕES culinárias de sua produção e experimentava na hora, reagindo ao sabor e, depois, à revelação dos ingredientes usados em cada mistura. O auge foi aproveitar a mistura de biscoito de chocolate com maionese para fazer sua publi da Crewmann's. Se teve alguma piadinha implícita no nome da maionese eu não percebi, mas é bem capaz que eu descubra depois de publicar esse Recap. Mas achei bem legal ela recebendo bronca da produção quando errava o texto. Bem minha cara quando tô gravando, mas no caso a minha produção sou eu mesma. Também gostei muito do resultado final.

    Vamos falar agora da Malayka SN, que deu vida à influencer fitness Maryjane Foda, do canal Fritness on Me. A rotina de exercícios indicada por Maryjane incluía levantamento de peso de feijão, levantamento de latinha de cerveja e mesmo adoleta com um parceiro virtual. Mas o ponto alto pra mim foi a publi do Shake Diku. Assim como a Raykka, Malayka criou o produto com direito a rótulo todo bonitinho pra mostrar no vídeo, só que a publi dela foi diferente das demais blogueiras porque foi como um insert comercial, com direito a aparição da Aracy! Porém foi INCRÍVEL igualmente, cada vez que eu reassisto é uma gaitada diferente. E a constante aparição de cigarro e bebida alcoólica foi uma crítica pontual a blogueiras fitness que querem vender magreza como sinônimo de saúde, sendo que elas mesmas não tem lá condutas muito saudáveis.

    Chloe Stardust foi a próxima a se apresentar, trazendo a blogueirinha DIY Pri Villegis. Achei interessante ela se inspirar na figura da Loira Odonto, a menina privilegiada que provavelmente ganhou um HB20 branco dos pais ao passar no vestibular. Gostei também de ela ter pego essa referência da Marie Kondo, a especialista em organização que virou febre a um tempinho atrás por pregar o desapego e a ressignificação de objetos que estão parados em casa (mas que tinha uma lojinha de produtos que te ajudam a se organizar porém custam um rim). A brincadeira toda das dicas da Pri era "fazer um cenário apenas com coisas que você tem em casa", sendo que como ela é privilegiada, ela tem acesso a coisas como um fundo infinito, garrafas de vodka caríssimas e ringlight profissional. Ficou bem interessante, embora a parte da publi tenha passado meio batida por mim - porém amei a brusinha, Chloe!

    A sexta foi a Hta Cinéfila Paola, personagem de Klox. Como o próprio nome do canal já diz, ela falaria sobre séries e filmes, como uma boa membro do grupo Dias de Cinefilia! Mas em vez de focar no estereótipo do cinéfilo que fala sobre paleta de cores, fotografia do filme e cinema alternativo, Paola é aquela garotinha mais focada em coisas comerciais, chegando a citar Pretty Little Liars e Gossip Girl como suas séries favoritas. A referência ao cara que levou 11 garotas diferentes pra assistir Bacurau foi muito sagaz, fiquei muito feliz da Klox ter incluído ela no seu texto! E, claro, não podemos esquecer da NÃO PUBLI do Paolaflix, blogueira que é blogueira já lança logo seu serviço de streaming pra ninguém botar defeito!

    Eva Sattiva trouxe para nós uma personagem mitológica, Pandora, fazendo o conceito do canal de Unboxing. Achei muito legal trazer essa referência, ainda mais agradecendo a Zeus (seu criador) e seus serviços de caixas de edição limitada, o que acredito ser uma referência a essas caixas de assinatura que muita gente contrata hoje em dia, recebendo a cada mês uma seleção de produtos que variam de maquiagens a mimos para seu pet. O próprio vídeo, portanto, foi uma publi. A história da Caixa de Pandora a gente já conhece, né? Todos os males do mundo sendo liberados e no final só sobra a esperança, que no texto de Eva, é a revolução. Achei o conceito em si ótimo e o vídeo também estava bem legal, mas sabe aquele sentimento de que faltou algo? Pois é. Mas ela arrasou na própria dublagem, amei.

    E é a Hora da Kaskaria, com nossa querida Di Vina. De acordo com o sorteio, a queen deveria apresentar um canal sobre política, e optou por dar vida a uma personagem privilegiada, rica, de direita, que só se importa consigo mesma e com sua classe social. Ela começa se vitimizando, como toda pessoa rica, que diz que "passou por dificuldades" e que é constantemente menosprezada pelos outros. A política, no entanto, acho que só foi aparecer mais claramente no final do vídeo. Amei a publi do remédio Cloroqueen, a cloroquina da família tradicional brasileira. Apesar de achar que tava mais pro lado coach do que pra política, eu adorei a apresentação!

    Tereza Skyper vira Girlaine, a animada dona de um canal de reacts, o Lady Expressiva. Me identifiquei com a personagem pois ela quase sempre estava sendo atrapalhada pelos parentes, que resolvem fazer barulho ou "precisar de silêncio" bem na hora da gravação... É algo que acontece muito por aqui. Eu achei INCRÍVEL que o react consistia em ficar com a mesma expressão durante todo o áudio, é EXATAMENTE isso que acontece na maioria dos canais de react, e nem é por mal, já que muitas pessoas preferem prestar bastante atenção no que está assistindo/ouvindo e só depois dar sua opinião. E a Ivete sendo isentona até no TNT? TEREZAAAAAA, AMEI!

    A fada Nola Criola teve que ser a animada apresentadora de um canal voltado ao público infantil. Um ponto marcante do vídeo da Nola foi essa dualidade entre a youtuber divertida que fala com as crianças e a pessoa desbocada, mal educada, que não suporta ter que sustentar essa personalidade falsa só pra manter o canal. Isso me lembrou aquele chilique ridículo da Sílvia Abravanel no meio do Bom Dia & Cia., dando broncas pesadíssimas nos funcionários na frente das crianças. E o que foi a publi do Pônei Maldito, gente? Ela reviveu esse ícone de 2011 como se fosse um novo desenho infantil, e ainda botou a maldição do pônei no final! Ótimo trabalho!

    Fechando o episódio, tivemos Flaminga e seu canal de fofocas Tô Pouco Me Lixando. A personagem dela é uma simpática e FOFOQUEIRA manicure que se propõe a contar as informações mais confiáveis de sua pequena cidade e também do mundo. Eu achei, assim como o da DaCota, impecável do começo ao fim, já que ela aproveitou o estereótipo das fofoqueiras de salão de beleza: quem nunca foi fazer a unha ou o cabelo e contou a vida toda pra todas as pessoas presentes no estabelecimento? E também teve a publi do esmalte vegano de mandioca, muito bem inserido. Foi um dos meus favoritos também, arrasou demais! Só quero saber se ela e a Meire conseguiram cobrar o dinheiro da Marilene caloteira.

    Eu sei que as queens tem limite de tempo nos desafios justamente para que o vídeo não fique enorme e cansativo - tem gente que se vê que passou de 15 minutos já fica com preguiça -, mas eu queria muito ver outros desenvolvimentos de todas. Quem sabe não seja uma boa ideia, né? Transformar as personagens do desafio em quadros pros seus canais individuais, aí já engaja a galera!

    As críticas começaram com a jurada convidada Vikki, diretora de criação apaixonada pelo universo de moda e beleza. Ela se juntou a Aimée Lumière, Felipe Politano, Duda Baroni e Spadina Banks, membros do júri fixo, para eleger as EXPLOSÕES e as EXPLODIDAS dessa semana.

    As queens que foram eleitas as melhores da semana foram DaCota e Malayka, que apareceram nos votos de quase todos os jurados. Quem não recebeu críticas tão boas foram Di Vina, Tereza, Nola, Eva, Flaminga e Chloe. O que me deixou confusa foi a incerteza quanto a colocação de Klox e Kitty, já que ambas chegaram a ser citadas como destaques, mas foram explodidas por outros jurados. Eu, pra ser sincera, adorei o tabalho de TODAS ELAS, até de quem não foi citada ou foi citada como tendo um rendimento menor.

    Dá pra ver que cada jurado conseguiu dar sua opinião sincera e que é muito difícil julgar. Assim como as Boulet Brothers já falaram em Dragula, drag é uma arte e arte é subjetiva, então elas estão sendo avaliadas de acordo com o desempenho nos desafios, não sobre sua arte em si. É um respiro muito bom pra quem já está saturado de Drag Race e seus dramas fabricados.

    Não esqueçam de seguir participantes, jurados e apresentadora no Instagram, deixei todos os links - incluindo o do canal no YouTube - no post. É muito importante, principalmente durante essa época de pandemia, que a gente apoie a arte e a cultura. Falando em apoio, fica aqui o lembrete de que é possível doar para o programa, contribuindo para o prêmio da vencedora. As informações de doação podem ser encontradas nas redes sociais do TNT, além de na aba de descrições dos vídeos.

    Até semana que vem com mais um Recap! Beeeeeijos!

2 comentários:

Dê sua opinião!

© Lunática - 2019.
Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabu Af
Tecnologia do Blogger.