15.8.19

Review - Devastadoras (Pretty Little Liars #12), de Sara Shepard


[ATENÇÃO: o post a seguir pode conter spoilers de Devastadoras e dos livros anteriores. Leia com cuidado.]

    Quem brinca com fogo pode acabar se queimando.

    Depois de todo o estresse dos últimos tempos, as Pretty Little Liars resolvem dar outra chance à ideia de tirar umas férias. Mas desta vez embarcam em um fabuloso cruzeiro - afinal, em alto-mar vai ser mais difícil para A encontrá-las.

    Mas não tem jeito. A está em todos os lugares e vê tudo: Emily aos beijos e abraços com uma clandestina; a suspeita caça ao tesouro do flerte de Aria; o mergulho profundo de Spencer em um novo romance; e as águas turbulentas que o passado de Hanna vai colocar no caminho delas.


    Tomara que elas estejam usando os coletes salva-vidas, porque, se não tomarem muito cuidado, todos os problemas que enfrentaram até agora podem ser apenas a ponta do iceberg que vai provocar o naufrágio definitivo dessas Belas Mentirosas.

***

    Oi oi, amiras! Sejam bem vindos a mais uma resenha aqui no blog! Dando continuidade à série PLL, falamos hoje de seu livro doze, Devastadoras. Oficialmente, ele encerra o terceiro arco da saga, mas eu particularmente acho que o terceiro arco também compreende os livros de 13 a 16, então... Bem, com consenso ou não sobre isso, eu relembro vocês de que as resenhas de livros podem conter SPOILERS, então se você pretende ler PLL, tenha muito cuidado daqui em diante.
     Nesse novo capítulo da série de livros, as meninas embarcam em um cruzeiro da escola, onde devem aprender mais sobre ecologia e também interagem com alunos de outras escolas de Main Line, a área onde fica Rosewood. Mas para Hanna, Emily, Spencer e Aria, essa oportunidade não serve apenas para melhorar suas notas e expandir o círculo social, mas também para, claro, fugir de A.

    Ao contrário do que eu achei enquanto fazia as resenhas dos três últimos livros, o segredo de Aria não está ligado ao de Hanna, e agora é a vez da filha "rejeitada" do candidato Tom Marin encarar seu segredo. No último verão, depois da Jamaica, Hanna conheceu uma garota em um de seus passeios. Devido ao alto consumo de álcool de sua nova colega, Hanna se ofereceu para levá-la em casa, mas não contava com o tempo horrível e, assim, as meninas sofreram um acidente. Hanna saiu praticamente ilesa, mas a colega, Madison, foi apenas mais uma pessoa que deu azar de cruzar com as Liars. Numa ação que envolveu todas as meninas, a vida daquela estranha mudaria para sempre...

    Eu sei, esse segredo parece não ter NADA a acrescentar no cenário atual da história, mas tudo muda quando Hanna parece começar uma nova amizade com sua antiga inimiga, Naomi Ziegler. As garotas se aproximam durante os primeiros dias de viagem, mas Hanna subitamente se afasta ao descobrir o parentesco dela com Madison. A culpa a corroi, mas ela não pode simplesmente admitir o que aconteceu sem deixar que sua amizade seja abalada.

    Aria também faz uma nova amizade a bordo: Graham, um garoto nerd que se torna seu parceiro numa atividade curricular do cruzeiro ecológico. Ele também tem uma ligação com uma das vítimas de A (e das meninas também, pra ser sincera): Thabita Clark. Aria, tentando balancear o universo ou algo do tipo, tenta ajudar Graham a conseguir um novo amor, meio que indiretamente pedindo desculpas por ter, supostamente, matado a antiga namorada do garoto - não que ele saiba disso, claro. E as coisas com Noel também ficam abaladas, já que o namorado de Aria fica com ciúmes dessa aproximação toda.

    E Emily não está nas melhores situações também. Ela embarca no cruzeiro se sentindo péssima por contar sobre seu bebê para a família, pega a pior colega de cabine possível e simplesmente não sente que vai conseguir se divertir... Mas aí entra Jordan, uma menina divertida e destemida, que faz Emily sentir borboletas no estômago. O único problema é que a garota é uma clandestina no navio, o que é perigoso de se apoiar quando você tem alguém te perseguindo e alguns crimes atormentando seu passado.

    Spencer está tranquila: sua vaga em Princeton está segura, não se importa mais com a entrada em um clube, e está simplesmente apaixonada por Bagana, seu fututo colega da faculdade. As coisas, porém, ficam abaladas quando ela descobre que outra garota está de olho em Bagana e que ela tem fortes motivos para prejudicar não só Spencer, mas suas amigas também.

    Preocupadas e amedrontadas, as garotas começam a desenvolver a teoria de que existem dois As. E, como seu perseguidor está a bordo, elas não conseguem confiar em praticamente ninguém. Agora, elas terão o dobro de trabalho para descobrir quais são as pessoas que as odeiam TANTO a ponto de se unirem para tentar desgraçar suas vidas.


    Outra coisa que acontece nesse livro com frequência é Aria expressando sua vontade de se entregar para a polícia. Como foi ela a empurrar Tabitha, ela quer assumir a culpa sozinha pela morte da garota, mesmo que as amigas também tenham envolvimento no crime. Ao desembarcar, as quatro estão decididas, mesmo que temerosas, a finalmente fazer a coisa certa. Mas uma informação muda tudo, e talvez as garotas estejam finalmente livres.

     A nota do livro é 4/5. A mudança de cenário faz o livro parecer uma espécie de "especial de verão" da série, mesmo que a maioria dos personagens secundários esteja presente de uma forma ou outra. Outra coisa que me fez tirar um ponto, é a desatenção da Sara em deixar o segredo de verão da Aria pendurado para o próximo arco. Cada arco tem quatro livros, e os livros 9 e 10 poderiam ser facilmente combinados pra evitar que isso acontecesse. Além de tudo, só pra ser chata, o design da capa não ajuda muito: a cor da fonte é só um pouco mais clara que a cor de fundo, o que pessoalmente não tem muito problema, mas nas fotos fica péssimo e difícil de ler. 

FICHA TÉCNICA
Título: Devastadoras
Autora: Sara Shepard
Ano de Publicação (BRASIL): 2014
Editora: Rocco
Páginas: 349
Tradução: Fal Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!

© Lunática - 2019.
Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabu Af
Tecnologia do Blogger.