16.7.19

Review - Traiçoeiras (Pretty Little Liars #9), de Sara Shepard


[ATENÇÃO: o post a seguir pode conter spoilers de Traiçoeiras e dos livros anteriores. Leia com cuidado.]

    Finalmente Spencer, Emily, Hanna e Aria têm a chance de levar uma vida normal, na já não tão perfeita Rosewood - cidade agora manchada por todos os eventos terríveis dos últimos anos.

    Essas garotas já passaram por uns bons bocados: foram ameaçadas com mensagens de celular e e-mail, integraram as listas de suspeitos da polícia, e as manchetes dos jornais que as chamavam de mentirosas certamente não causaram uma boa impressão. Isso sem falar em passar quase o ensino médio inteiro à sombra do fantasma de uma amiga morta.

    Depois desses eventos traumatizantes, ninguém mais merecedor de umas férias do que elas! Reunidas por tudo o que passaram juntas, as amigas resolvem viajar para a paradisíaca Jamaica, num hotel que parece perfeito, com as companhias perfeitas. 

    Porém, como elas já descobriram, a perfeição não existe. E a viagem que deveria ser libertadora acabará trazendo à tona... adivinhe só? Isso mesmo, mais segredos.

    Parece que estas quatro belas meninas ainda têm coisas a esconder, afinal.

***

    Oi oi, amiras! Sejam bem vindos a mais uma resenha de PLL. Hoje falaremos do nono livro da série, Traiçoeiras, que também abre o terceiro arco da história. Antes de começarmos, devo lembrar vocês de que o texto a seguir pode E VAI conter spoilers tanto desse novo livro, quanto dos oito anteriores, então leiam com cuidado.

     Desde Maldosas, as meninas tem passado pelos piores momentos de suas vidas. Hanna morre de medo de voltar a ser a menina esquisitona do sexto ano. Spencer usa de meios nada ortodoxos para continuar sendo perfeita como seus pais exigem. Emily faz descobertas sobre si mesma e não sabe se quer continuar sendo a filhinha adorada dos Fields. Aria tem tentado se readaptar à vida em Rosewood, mas os anos que passou na Islândia eram apenas um tapa-buraco. Primeiro, elas foram vítimas de Mona, que buscava vingança pelos anos que foi tratada como lixo por elas e por Alison DiLaurentis, que passou três anos desaparecida, até que teve seu corpo encontrado.

    Em Perigosas, conhecemos Courtney DiLaurentis, a irmã gêmea desconhecida de Alison. Logo, a menina ganhou a confiança das antigas amigas de sua irmã e se aproximou delas, reformando o grupo de quatro anos atrás. O que as meninas não sabiam era que Courtney era, na verdade, Alison. E não a Alison delas. A menina de quem elas eram amigas era quem estava enterrada no quintal de sua antiga casa durante todos esses anos. A verdadeira Ali, assim como Mona no primeiro arco, estava atrás de vingança.

    As ações da verdadeira Alison chocaram todo o país, transformando as meninas em celebridades instantâneas e até inspirando um filme de TV. Aria, Emily, Hanna e Spencer retomaram a amizade e decidiram que seria uma boa ideia viajar durante o break de primavera para descansar depois de tudo que tinha acontecido. Mas, como já sabemos, elas não tiveram tranquilidade durante sua estadia na Jamaica. Um ano se passou desde o ataque, e elas estão lidando com seus próprios problemas - e mais afastadas do que nunca.

    Começando por Hanna Marin. Desde o escândalo de sua internação no Preserve e os ataques da verdadeira Ali, sua vida teve um giro de 180 graus. A mãe voltou para Rosewood, colocando o Sr. Marin e sua comitiva para fora de casa. Seu namoro com Mike ia bem, e ela não se sentia mais tão dependente de popularidade. Mas agora, seu pai está concorrendo ao senado pela Pensilvânia, e ela precisa manter as aparências de família perfeita, mesmo que ele agora só tenha olhos para a enteada, Kate. Mas será que ela vai botar tudo a perder quando uma oportunidade de fama surge?

    Aria e Noel Kahn são um casal incrível, mas estão bem abalados com os acontecimentos do último ano. Ela certamente tem tido seus problemas, mas não divide isso com ninguém, nem mesmo com o namorado. A chegada da estudante de intercâmbio Klaudia não ajuda a situação: será que agora Aria perderá seu grande amor de vez?

    Emily, como se não pudesse ser mais óbvio, tem sentido falta das amigas. Ela acaba se aproximando da recém-chegada na cidade e revelando os segredos que tem guardado durante esse último ano, como o verdadeiro motivo pelo qual não tem se dedicado à natação recentemente. A oportunidade de correr atrás do tempo perdido aparece, e ela agarra com todas as forças, mas há terrores e osbtáculos pelo caminho. Isso pode colocar sua nova amizade - e sua reputação - em jogo.

    E Spencer não passou ilesa por esse novo ano. Agora, a relação dela com a mãe e a irmã está bem melhor, mas a família está prestes a passar por uma nova reconfiguração. O novo namorado de Veronica Hastings chega e apresenta os futuros meio-irmãos de Spencer e Melissa: Zach e Amelia Pennythistle. Ela se aproxima instantaneamente de Zach, mas as coisas tomam rumos inesperados e arruinam esse novo relacionamento.

     Entre seus próprios dilemas pessoais, as meninas ainda se sentem mal com as férias mal-sucedidas. Mesmo que haja menções sobre isso durante todo o livro, nós só vamos saber o que realmente aconteceu na reta final de Traiçoeiras. O encontro das meninas com Tabitha Clark na Jamaica as fez questionar se Alison poderia estar viva depois do acidente que ela mesma provocou em Poconos para matá-las. Tabitha aparentemente sabia mais sobre as garotas do que elas mesmas, e seu destino trágico pode piorar ainda mais a situação das Belas Mentirosas de Rosewood. A nota do livro é 2/5. A trama se arrasta, mesmo que te faça querer ler o próximo livro.

FICHA TÉCNICA
Título: Traiçoeiras
Autora: Sara Shepard
Ano de Publicação (BRASIL): 2013
Editora: Rocco
Páginas: 316
Tradução: Fal Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!

© Lunática - 2019.
Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabu Af
Tecnologia do Blogger.