12.3.19

Review - Maldosas (Pretty Little Liars #1), de Sara Shepard


   [ATENÇÃO: o post a seguir pode conter spoilers de Maldosas e da série Pretty Little Liars. Leia com cuidado.]

   Todo mundo tem um segredo que, se revelado, pode mudar a vida por completo. As adolescentes Spencer, Aria, Emily e Hanna sempre souberam disso, mesmo antes da melhor amiga delas, Alison, desaparecer misteriosamente. Há detalhes seus que só foram contados a Alison e elas têm muito medo que alguém mais os descubra.

   Hoje, três anos depois do sumiço de Alison, continuam mentindo e escondendo pedaços de suas vidas. Spencer está a fim do namorado da própria irmã. Aria tem um caso com o novo professor da escola. Emily está apaixonada por uma menina que acabou de entrar na escola. Hanna é magra e bonita, mas faz coisas absurdas para ser assim.

   Elas se achavam seguras, mas mensagens de texto e e-mails de alguém que assina apenas A as deixaram de sobreaviso.

***

   Oi oi amiras, como estão vocês? Para começar o mês de março, trago mais uma resenha literária de um dos meus livros favoritos: Maldosas, o primeiro da série Pretty Little Liars, de Sara Shepard. Vocês devem conhecer a série de TV inspirada nos livros, mas além dos nomes dos personagens e da própria série, não há quase nada em comum entre os dois universos. Por isso, recomendo que apenas leiam essa resenha caso não tenham interesse em ler os livros, porque teremos muitos spoilers.

   A história começa três anos antes da linha do tempo atual, quando as melhores amigas Alison, Aria, Emily, Hanna e Spencer estão finalmente terminando o sétimo ano. Para comemorar, as cinco resolvem fazer uma festa do pijama na casa de Spencer, mas as coisas não saem como planejado. Após uma briga, Alison deixa as amigas para trás e não volta mais. Literalmente. A garota está desaparecida e ninguém sabe onde ela poderia estar.

    As meninas restantes seguem com suas vidas. Aria, depois de passar por uma crise familiar, se muda com a família para a Islândia. Hanna, que sempre fora gordinha e desajeitada, se transforma em uma it girl e basicamente comanda o colégio Rosewood Day. Spencer segue à sombra de sua irmã Melissa e lutando pela perfeição. Emily é a filha perfeita, sempre obediente e concentrada nos esportes. E tudo acontecia naturalmente até agora.

    Mesmo depois de três anos, as garotas ainda lembram de Alison e lidam com o impacto que a garota teve em suas vidas. As confusões em que se metem hoje, apesar de serem diferentes das do passado, são bem semelhantes. Aria voltou para os Estados Unidos bem mais confiante e acaba conhecendo um cara incrível por quem se apaixona perdidamente, só para, mais tarde, descobrir que ele é seu novo professor. Hanna pode se passar por perfeita e descolada no seu círculo social, mas começa a cometer pequenos furtos para conseguir a atenção dos pais e tentar se distrair de sua autoestima ainda muito baixa. Melissa, a irmã de Spencer, volta para a casa dos pais trazendo o novo namorado a tiracolo, mas aparentemente ele está mais interessado na filha mais nova dos Hastings – e é correspondido. Já Emily se aproxima de Maya, a menina nova, e descobre com ela que talvez não queira continuar a linhagem de nadadores da família, e também que talvez não goste de meninos.

   Os pequenos segredos delas não parecem mais tão secretos quando mensagens anônimas, sempre assinadas como A, começam a chegar por telefone, e-mail, e mesmo bilhetinhos. Antes fosse apenas fofoquinha barata: A também parece saber sobre os antigos segredos das garotas, aqueles que apenas Alison sabia. Será que a garota finalmente reapareceu? Se sim, por que ela está chantageando as meninas dessa forma?

    A história é bem intrigante, não só pelo mistério de quem é A e quais são suas motivações para perseguir as meninas dessa forma, mas porque nunca sabemos o que as meninas vão fazer a seguir, e elas SEMPRE se embolam mais em suas mentiras. Quando tudo parece que pode se resolver facilmente, aparece uma complicação maior, e entrar em contato com a polícia não é uma opção, já que há coisas em seus passados que podem prejudicá-las.

    Mesmo hoje, quase dez anos depois de ter lido o livro pela primeira vez, ainda me vejo presa à história. Para um livro de início de série – ainda mais de uma série tão extensa e cheia de reviravoltas –, Maldosas é simplesmente perfeito. Nota 5/5.

FICHA TÉCNICA
Título: Maldosas
Autora: Sara Shepard
Ano de Publicação (BRASIL): 2010
Editora: Rocco
Páginas: 289
Tradução: Fal Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!

© Lunática - 2019.
Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabu Af
Tecnologia do Blogger.