22.1.19

Review - A Escolha (A Seleção #3), de Kiera Cass


    [ATENÇÃO: Pode conter spoilers de A Escolha e livros anteriores. Leia com cuidado.]


    America era a candidata mais improvável da Seleção: se inscreveu por insistência da mãe e aceitou participar da competição só para se afastar de Aspen, um garoto que partira seu coração. Ao conhecer melhor o príncipe, porém, surgiu uma amizade que logo se transformou em algo mais... No entanto, toda vez que Maxon parecia estar certo de que escolheria America, algum obstáculo fazia os dois se afastarem.

   Um desses obstáculos era Aspen, que passou a ocupar o posto de guarda no palácio e estava decidido a reconquistar a namorada. Em encontros proibidos, ele a reconfortava em meio àquele mundo de luxos e rivalidades. Com essas idas e vindas, America perdeu um pouco de espaço no coração do príncipe, lugar que foi prontamente ocupado por outra concorrente. Para completar, o rei odiava America e a considerava a pior opção para o filho. Assim, tentava sabotar a relação dos dois, inventando mentiras e colocando a garota em prova a todo instante.

   Agora, para conseguir o que deseja, America precisa cortar os laços com Aspen, conquistar o povo de Illéa e conseguir novos aliados políticos. Mas tudo pode sair do controle quando ela começa a questionar o sistema de castas e a estratégia usada para lidar com os ataques rebeldes...

***

    Oi oi, amiras! Como estão nesta terça? Hoje eu trago pra vocês a resenha do último... não, pera, é o terceiro livro da série A Seleção, chamado A Escolha. Por que essa piadinha com último? Bem, esse ERA pra ser o último livro da série da Kiera Cass, por isso que eu chamo os três primeiros livros de "trilogia original". A série acabou fazendo tanto sucesso que ganhou mais dois livros, mas falaremos deles mais tarde.
    Voltando a A Escolha, vemos agora uma mudança um pouco mais drástica em America, afinal ela é uma das quatro finalistas da Seleção e, se não fosse tão confusa, já teria sido coroada princesa. A constante batalha com seus sentimentos por Maxon (e por Aspen) só complicou tudo: o príncipe acabou se aproximando de Kriss Ambers e o rei a odeia mais à medida que ela avança na competição. E como se tudo isso não fosse suficiente, ela não consegue simplesmente terminar com Aspen, mesmo que já tenha certeza de que Maxon é a pessoa com quem ela quer ficar. Seu medo é de que, no fim, Maxon acabe ficando com Kriss, e ela acabar sobrando por ter aberto mão de seu primeiro amor.
    Mas não podemos esquecer que a Seleção não é apenas um programa de namoro para juntar uma garota com o príncipe, mas também uma grande entrevista de emprego. E America está constantemente duvidando da sua capacidade de ser princesa. Não simplesmente porque ela não se sente pronta para o cargo, mas também porque ela simplesmente sabe demais sobre as coisas - e não concorda com a maioria delas. Bem no finalzinho de A Elite (cuja resenha você pode ler AQUI), a musicista aspirante a princesa deixa bem claro que vai promover mudanças caso seja escolhida, e o rei Clarkson não fica nada feliz com isso. Será que ela aguentaria se casar com o amor de sua vida, mas ter que lidar com um sogro que não medirá esforços para fazer de sua vida um inferno?
    Nesse livro as máscaras caem quase que completamente: conhecemos o verdadeiro eu de alguns personagens que estão na série desde o primeiro livro, mas a quem nunca demos tanto destaque assim. Descobrimos um pouco sobre o passado da família de America, as reais intenções dos rebeldes nortistas, o que cada uma das outras selecionadas restantes busca e até ficamos mais familiarizados com a rainha Amberly, que antes era apenas mais uma figura distante.
    O final pode até ser um pouco previsível, mas acontece de forma surpreendente - e até trágica. Mesmo não sendo o último livro da saga, dá aquele gostinho de saudade. Isso se deve a dois fatores, o primeiro sendo o fato de que ele foi escrito para SER o último livro da série, já que Kiera só anunciou a continuação da série depois que ele foi lançado. O segundo fator é a mudança do núcleo principal da série a partir do próximo livro. Maxon e America seguem sendo personagens constantes na narrativa, mas quem nos conta a história agora é uma nova personagem, que vocês conhecerão na próxima semana. Dou um 5/5 para esse livro.
FICHA TÉCNICA
Título: A Escolha
Autora: Kiera Cass
Ano de publicação (BRASIL): 2014
Editora: Seguinte
Páginas: 352
Tradução: Cristian Clemente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!

© Lunática - 2019.
Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabu Af
Tecnologia do Blogger.