15.1.19

Review - A Elite (A Seleção #2), de Kiera Cass


    [ATENÇÃO: pode conter spoilers de A Elite e o livro anterior. Leia com cuidado.]

    A Seleção começou com 35 garotas. Agora, restam apenas seis, e a competição para ganhar o coração do príncipe Maxon está acirrada como nunca. Quanto mais America se aproxima da coroa, mais se sente confusa. Os momentos que passa com Maxon parecem um conto de fadas. Mas sempre que vê seu ex-namorado Aspen no palácio, trabalhando como guarda e se esforçando para protegê-la, ela sente que é nele que está o seu conforto.

    America precisa de mais tempo. Mas, enquanto ela está às voltas com o seu futuro, perdida em sua indecisões, o resto da Elite sabe exatamente o que quer - e ela está prestes a perder sua chance de escolher.

***

    Oi oi, amiras! Sejam todos muito bem vindos a mais uma resenha aqui no blog! Semana passada eu trouxe a resenha de A Seleção, primeiro livro da série homônima escrita por Kiera Cass (que você pode ler aqui). Hoje vou falar sobre a primeira sequência dele, A Elite.

    Devido aos constantes ataques rebeldes ao palácio, o príncipe Maxon decidiu afunilar a Seleção e manter apenas seis garotas para a fase da Elite: Celeste, Elise, Natalie, Kriss, Marlee e America seguem na disputa pelo coração do príncipe e pela coroa de Illéa.

    Ao contrário do que imaginava, America vê que há chances sim de se apaixonar por Maxon. Apesar de ambos terem ideias bem divergentes sobre algumas coisas, a garota começa a nutrir sentimentos pelo príncipe, mas tenta lutar contra eles por não saber se pode assumir o cargo de princesa. Está bem claro que ela quer o rapaz, mas não sabe se a coroa é um bônus ou uma inconveniência. Além disso, ainda temos a questão Aspen, que se tornou um guarda no palácio e está a todo tempo tentando retomar o relacionamento com ela, mesmo que as consequências desses atos possam ser desastrosas para ambos.

    America passa o livro praticamente inteiro ponderando os dois rapazes em sua cabeça: enquanto Aspen é tudo que conhece e, consequentemente, a pessoa que a deixa confortável; Maxon representa coisas novas que ela nunca sequer ousou imaginar. É uma situação bem típica dessas séries literárias adolescentes e chega até a ser irritante, se não levarmos em conta as outras tramas acontecendo ao redor.

    Nesse livro vemos um pouco mais sobre os rebeldes e sobre os pilares que transformaram a América do Norte em Illéa. O fator introdutório que não estava presente no livro um aparece agora, mas de uma forma tão sutil, tão bem integrada, que não dá pra ficar chateado com isso. Nesse livro, percebemos mais do fator crítico e distópico da trilogia, e as confusões sentimentais de America em relação a Aspen e Maxon dão lugar a confusões sobre o cargo que ela terá que assumir caso vença o concurso: cada passo que ela dá em direção à verdadeira história de Illéa e aos reais objetivos dos rebeldes tanto a motiva a querer mudar tudo quanto a faz ficar revoltada com a situação de seu país.

    Entre ataques rebeldes, confusões sentimentais e outras desventuras, posso dizer com segurança que esse é meu livro favorito da série. America cresce a cada página, assumindo um papel de princesa antes mesmo que se julgue pronta para assumir o cargo. Os embates dela com o rei também mostram que a garota não só amadurece, mas que está ciente das responsabilidades que terá caso aceite se casar com Maxon - além de deixar tudo que já conheceu para trás. Um sólido 5/5.

FICHA TÉCNICA
Título: A Elite
Autora: Kiera Cass
Ano de publicação (BRASIL): 2013
Editora: Seguinte
Páginas: 360
Tradução: Cristian Clemente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!

© Lunática - 2019.
Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabu Af
Tecnologia do Blogger.