19.8.18

Review - Steven Universe (Cartoon Network)


    [ATENÇÃO: Pode conter spoilers de Steven Universe. Não diga que não avisei.]

    Oi oi, amiras! Como vocês estão? Eu tô ótima, obrigada!

    Hoje eu trago aqui a resenha de um dos meus desenhos favoritos - porque sim, não é porque a gente cresce que a gente tem que deixar de gostar de desenhos -, Steven Universe! E sim, eu sei que fiz uma resenha de SU lá no começo do blog, mas muita coisa aconteceu desde então, então é hora de fazer umas atualizações.

    Num primeiro momento, acreditamos que o show se trate da vida de Steven, um menino de 13 anos que é metade humano e metade alien. Como ele herdou os poderes da gem de sua mãe - uma Rose Quartz - ele não tem uma vida comum como a de outras crianças de sua idade: ele passa seu tempo com as Crystal Gems - grupo formado por Pérola, Ametista e Garnet, e anteriormente por Rose também - defendendo a Terra de outras gems. Um show com a dosagem certa de aventura e ação para crianças.

    Mas é só assistindo e percebendo as coisas a fundo que a gente vê que é mais que só isso. Tudo começa com a configuração da família de Steven: ele tem um pai, Greg, que mesmo não morando com ele, sempre foi amoroso e fez de tudo para criá-lo. As Crystal Gems, melhores amigas e parceiras de equipe da mãe de Steven, ocuparam o papel maternal, cada uma a sua forma: Pérola preza pela seriedade e disciplina, Garnet dá todo o amor e confiança, e Ametista, que mais parece uma irmã do que uma mãe, proporciona os momentos divertidos e descontraídos. E Rose, mesmo que não esteja lá fisicamente, sempre teve um papel crucial na criação de Steven e mesmo em seu desenvolvimento como personagem: ela é um modelo e também um mistério.

    Além disso, é um dos primeiros desenhos a tratar a temática LGBT com uma sensibilidade tão natural que faz a tradicional pergunta dos conservadores "como vou explicar isso pro meu filho?" perder toda sua credibilidade (como se já tivesse alguma). Garnet é na verdade a fusão de Rubi e Safira, duas gems diferentes, que em vez de se fundirem com o propósito de lutar e se defender, fazem isso por amor. Muita gente tenta deslegitimar a representatividade delas com o argumento de que gems não tem gênero, mas elas escolhem ter uma representação feminina, então... Melhor aceitarem que se trata de um casal lésbico sim. Além disso, recentemente tivemos a revelação de que Rose Quartz no passado fora Pink Diamond, o que, pelo menos pra mim, torna ela o mais próximo de uma personagem transgênero (ou eu deveria dizer transgem?) que já vi em animações.

    E as presenças humanas na série não ficam pra trás não! Uma das personagens que eu amo destacar é Connie, a melhor amiga de Steven. Ela é uma garota que ama ler, adora aventuras e em nenhum momento precisa de um homem para salvá-la. Em vez disso, enfrenta as adversidades com bravura e luta AO LADO de Steven. Nunca atrás dele, mas sempre ao seu lado. E isso diz muito sobre como Rebecca Sugar, a criadora do desenho, quer mostrar as mulheres, mesmo as mais jovens, para seus espectadores.

     Se antes parecia uma história bobinha sobre aliens lutando contra monstros, com o passar das temporadas vemos muita evolução, principalmente entre os personagens, coisa que não vejo em muitos desenhos infantis. Steven cresce a medida que aprende a lidar com seus poderes e descobre mais sobre o passado das Crystal Gems e, principalmente, de sua mãe. Tem que lidar com uma série de conflitos gerados por ela - porque para as grandes gems de Homeworld, ele é apenas uma nova forma de Rose Quartz/Pink Diamond -, e ainda assim tentar viver a própria vida, sabendo que é um ser único. Ele e as Gems (e os outros personagens) tratam de diversos temas com o passar dos episódios, explicando-os de forma clara para as crianças sem criar climões como a maioria dos adultos espera que seja, e acho que é justamente por isso que tantas pessoas crescidas gostam de SU. É um desenho divertido, mas também filosófico, e extremamente bem pensado. O único contra pra mim é a demora para o lançamento dos episódios, ainda mais em português, já que aqui no Brasil a gente ainda tem que esperar o original sair pra conseguir a dublagem. Minha nota, no entanto, segue 5/5.

FICHA TÉCNICA
Título: Steven Universe
Criadora: Rebecca Sugar
Emissora original: Cartoon Network
Temporadas: 5 (até o momento)
Transmissão: 2013 - presente

Um comentário:

  1. EU AAAAAAAAAAAAAAAAMO STEVEN E DEFENDO COM TODAS AS MINHAS FORÇAS <3 <3

    Com amor, ♥ Bruna Morgan

    ResponderExcluir

Dê sua opinião!

© Lunática - 2019.
Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabu Af
Tecnologia do Blogger.