7.4.18

10 anos de Jogos Vorazes - Sendo o Tordo


    Oi oi amiras, como vocês estão? Prontas para mais um dia de BEDA? Porque eu estou!

   No post de hoje, vou falar um pouco de uma das minhas sagas literárias favoritas que, por acaso, completa 10 anos em 2018. Falo de Jogos Vorazes, de Suzanne Collins.

   O primeiro livro foi lançado em setembro de 2018 e conta a história de Panem, um país num futuro pós apocalíptico no qual um governo tirano divide a população em distritos, forçando-os a exercer apenas um tipo de função e mandar suas crianças para lutar até a morte em uma arena - a dos Jogos Vorazes - anualmente, instigando a competição entre o povo e facilitando a dominação. Nesse cenário, vive Katniss Everdeen, de 16 anos, moradora do Distrito 12 e caçadora por sobrevivência. Quando sua irmã mais nova, Primrose, é selecionada para participar dos Jogos, Katniss se oferece para ir em seu lugar e assim chama a atenção de todo o país. E se engana quem acha que para por aí… Não posso dar mais informações porque elas tem spoiler.

   A saga escrita por Suzanne Collins chegou aos cinemas em 2012, com um filme dirigido por Gary Ross (que foi substituído por Francis Lawrence na sequência, Em Chamas). Foi assim que eu conheci a história e me apaixonei. Lembro de estar no shopping no dia da estreia e ver muitas pessoas com camisetas de um pássaro em chamas - que mais tarde descobri ser o famoso Tordo, símbolo da saga. Na semana seguinte, arrastei minha amiga (que, assim como eu, adora ler) para o cinema comigo. Saímos da sessão direto para a livraria em busca dos livros. Eu precisava saber o que acontecia depois. E tive que esperar algumas semanas para finalmente descobrir. E li os 3 livros em uma semana - os dois primeiros em um dia cada.

   Jogos Vorazes me trouxe muitas coisas boas. A leitura não só me mantinha entretida, mas também me fazia pensar nas situações que vivemos e perceber que um futuro assim não é tão impossível. Ah, e não posso deixar de falar das amizades. No fim de 2012, criei uma página no Facebook, a Katniss Sincera (https://facebook.com/katnisssinceraofficial) e, por conta dela, conheci meus melhores amigos. A página hoje em dia está “morta”, mas a nossa amizade continua firme e forte, obrigada.

   Sobre filmes extras? Tenho que falar que discordo. Tenho medo de estragar algo que é tão belo e tão forte, assim como foi um pouco estragado com as adaptações dos livros. A história é muito forte e com grandes críticas políticas, mas para a maioria das pessoas é vista como mais uma história de amor bobinha para adolescentes. Claro, tem o mínimo de romance possível, mas o foco nunca foi esse.

   Essa saga é tão importante pra mim que se hoje alguém pede indicação de livro, essa é a primeira que eu dou. Tudo bem que nem todo mundo vai gostar, mas é uma leitura importante. Não pela história em si, não pelos personagens, mas sim pela mensagem.

   E você, compartilha esse amor por Jogos Vorazes? Qual sua saga favorita e qual impacto ela teve na sua vida? Deixe nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!

© Lunática - 2019.
Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabu Af
Tecnologia do Blogger.