Se você frequenta determinados grupos e bolhas sociais na internet, mais especificamente no Facebook, já deve ter dado de cara com este termo: PROBLEMATIZAÇÃO. Mas o que é problematizar?
De acordo com o dicionário, esse verbo tem três definições:
problematizar
verbo
1)transitivo direto
dar caráter ou feição de problema a.
"p. uma questão insignificante"
2)transitivo direto
tornar problemático, complicado, difícil.
"não quer p. sua vida com a construção de uma casa"
3)transitivo direto
pôr em dúvida; questionar.
"p. a existência da alma"
Eu sei, parece que eu estou problematizando a problematização excessiva (é inception ou o famoso META da Naomi Smalls?). Talvez até esteja mesmo. Só que tem umas coisas que parecem bobas demais de se ficar questionando ou atacando. Acho que isso vem da necessidade atual que as pessoas tem de serem desconstruidonas e politicamente corretas... O que meio que se tornou um requisito pra ser popular entre determinados setores desses grupos e bolhas sociais do Facebook.
TUDO que você imaginar já foi problematizado - ou vai ser em breve. É uma certeza quase tão clara quanto a morte. Já problematizaram o gif, a menina que criou o meme da Inbonha, os muros de vidro que algumas pessoas tem em casa (não to falando de cacos, tô falando de muros de vidro MESMO), consumo de carne... ATÉ INSETOS, BICHO! ATÉ INSETOS!
Retirado da página "Problematizações Chiques" do Facebook |
A gente inventa problema demais e acabamos nos prejudicando por besteiras... De uma gotinha, transformamos num oceano e esquecemos de agradecer e saber apreciar as coisas boas e os aprendizados
ResponderExcluirEu concordo contigo e acho que hoje em dia TUDO é problematizado, sério. A verdade é que tem muita gente que ama tretar e fazer mimimi com tudo, e eu acho tão desnecessário, sabe? Prefiro ficar de boas haha
ResponderExcluirBeijos
http://www.nomundodaluablog.com/
Concordo contigo, as pessoas fica problematizando tudo, não entendo o porque disso.
ResponderExcluirTão mais legal e inspirador espalhar amor, do que mimimi e ficar fazendo tretas na internet. Mas enfim cada um com suas opções né.
Beijos, adorei seu post.