3.7.22

Review - [&], de LOONA


    Oi oi, amiras! Como estamos hoje? Espero que bem. Depois de mais de um ano de atraso, trago para vocês minha resenha do mini álbum [&], do LOONA, que foi lançado em 28 de junho de 2021. Já aviso logo que, diferente dos outros (e sim, isso inclui [Flip That], que resenhei no dia 30 de junho aqui no blog), a perspectiva usada pra resenha não vai ser "minha primeira impressão de cada faixa", mas como cada uma ressoou comigo nesse pouco mais de 1 ano de lançamento. Claro que vou tentar resgatar minhas primeiras impressões, mas o foco não são elas. Dito isto, vamos de review.

    Esse mini marca o retorno de Haseul às atividades com o grupo. Os primeiros teasers, mesmo que não mostrassem as meninas, contaram com fotos de seus olhos, e os orbits ficaram em polvorosa ao constatar que sim, eram 12 olhos, e o de Haseul estava entre eles. Muito se falou sobre "portas" durante essa era, e mesmo que a parceria com Lee SooMan não tivesse sido renovada (para a alegria de muitos fãs), foi possível ver que o dedo do CEO da SM Entertainment não tinha saído completamente do conceito.

    Com sete faixas, incluindo a intro &, o mini também é chamado de AND, que é literalmente a palavra em inglês para o símbolo que o representa. Seguindo (e encerrando) a tradição que começou na era Butterfly, com o álbum [XX], temos um lema para esse álbum. Fomos de "For all LOONAS around the world" (por todas as LOONAS ao redor do mundo), passando por "To all LOONAS around the world" (Para todas as LOONAS ao redor do mundo) e "With all LOONAS around the world" (Com todas as LOONAS ao redor do mundo), e chegamos a "AND all LOONAS are one" (E todas as LOONAS são uma só), mais uma vez fortalecendo a mensagem de que os orbits fazem parte do sucesso das meninas. Tinha tudo para ser um estouro - e foi.

    Vamos começar falando da intro, que ainda segue o padrão de levar o título do mini. Começa de uma forma bem misteriosa, com lobos uivando e batidão, uma ótima forma de já puxar para a title, PTT, que é a próxima faixa. Me traz lembranças de uma infância/pré-adolescência assistindo Caminho das Índias, o que evidencia o uso das referências hindus na composição da música.

    Falando em PTT, vamos comentar agora a title do [&]. A música, que fala sobre diversão e quebra de tabus (sim, isso está na letra!!!!!) começa super de boas, meio que te convidando para uma aventura em algum festival que celebra a cultura indiana. O clipe é lindo e cheio de referências ao LOONAVERSE e traz as meninas meio que lutando, além da Kim Lip trazendo um buraco negro????? Pois é, gatas, é o primeiro teaser de que algo vai acontecer ali. Se me permitem uma reclamação, ela é de que Vivi e GoWon estão praticamente desaparecidas da distribuição de linhas, fazendo apenas adlibs e dividindo a linha "you break it, you make it, you kill it, you want it, you own it, you show it", que é poderosa mas ainda é pouco para minhas meninas, que definitivamente merecem mais reconhecimento. Pelo menos, Haseul teve algum destaque.

    A próxima faixa, WOW, pula para uma vibe mais pop adolescente, diversão entre amigas... É bem divertida e fofinha, e casa direitinho com o vídeo da Bota Pó dançando "pega o pato pega o pato quen quen quen"... Sim, gente, eu vou falar dos memes da era porque eles são muito bons. Essa é mais uma música que eu não preciso ver a distribuição de linhas pra saber que foi ligeiramente mais justa que a da title, mas ainda assim nosso bottom 4 segue aparecendo pouco ou dividindo linhas/fazendo adlibs para as que cantam mais. Eu gosto muito de WOW, parece o tipo de música que eu gostaria se tivesse ouvido aos 12/13 anos.

    Vamos de Be Honest agora. O papo era que essa deveria ter sido lançada no [#], o primeiro mini de 2020. Eu sinceramente não sei se teria casado com o conceito, mas gosto muito da música. Gosto da mudança quando a música pula para o refrão, e gosto de ouvir a Haseul fazendo o "uuuh uhhh" do refrão. Yeojin, Hyunjin e GoWon parecem ter mais destaque, enquanto mais uma vez a Vivi esquecida no churrasco. De alguma forma, isso sustenta minha teoria de que Haseul tendo, de fato, participado das eras anteriores, alguém com poucas linhas provavelmente passaria despercebida, pois a passarinha ia ficar com linhas delas, em vez de pegar algumas de Heejin e Chuu, que cantam mais.

    Vamos com a faixa "full english" do EP, Dance On My Own. Falando sobre autocuidado e se libertar de situações que te fazem duvidar de quem você é, é uma música muito honesta e necessária, sinceramente. Talvez eu tivesse investido mais no marketing dela, assim como aconteceu em [12:00] com a versão em inglês de Voice, Star, mesmo certa de que, talvez, não viesse a ter o mesmo sucesso ou mesmo mais popularidade que sua antecessora. Acho, de verdade, um hino da independência e que pode inspirar muitas pessoas a sair de situações abusivas, quando a gente mesmo se acha incapaz.

    A Different Night vem logo em seguida e vamos de melancolia, numa música que acho muito doce. Não é exatamente minha música favorita do álbum, mas eu também gosto muito de como ela soa. Acho que é uma daquelas que aproveita bem as capacidades vocais das meninas, mas eu que não vou voltar a tocar na tecla "quero mais linhas para Vivi e GoWon, obrigada" porque já está ficando repetitivo. E entre a resenha de [Flip That] e esta, vi algumas line distribution e fico feliz em anunciar que, pelo menos em Playback, a Vivi ficou Top 3 de linhas. Espero que isso seja suficiente pra mostrar pra BBC que dá sim pra evidenciar os talentos e vozes de cada uma sem entregar estrofes inteiras para alguém e deixar pelo menos 1/3 do grupo só com "hmmm", "yeah" e outros adlibs.

    Fechando o [&], vamos falar da minha segunda favorita do álbum (a primeira é WOW, caso não tenham notado), U R. Mais uma música lenta, que me passa vibes similares a Fall Again, do [12:00], porém melhor. Primeiro: a distribuição de linhas é uma das mais justas que eu já vi. Já começa com duas do Bottom cantando (sim, galera, Haseul é uma das maiores vozes do grupo, mas tá no bottom de linhas) e realmente dá pra ouvir a Vivi cantando nas partes dela. É uma música bem romântica, e cumpre bem a cota "vamos citar alguma coisa referente a espaço pois o grupo se chama LOONA e se não tiver nada sobre estrelas ou lua ou céu ou satélite o grupo já era". Te amo, U R, te amo.

    Minha nota final para esse mini vai ser 5 mesmo, porque trouxe coesão e aclamação e ainda rendeu o primeiro win da Haseul. Também merece o ponto completo, mesmo depois da atrocidade que foi GoWon e Vivi injustiçadas na title, porque precedeu o debut japonês das gatinhas com Hula Hoop/Starseed, single que incluiu uma versão de PTT em japonês. Para não deixar vocês sem os tradicionais links ao fim do post, vou convidar todo mundo a assistir o MV de PTT aqui e minha reação a ele, aqui. Até breve, mores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!

© Lunática - 2019.
Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabu Af
Tecnologia do Blogger.