1.4.18

Review - Cruéis (Pretty Little Liars #16), de Sara Shepard


[ATENÇÃO: este texto pode conter spoilers sobre Cruéis e os livros anteriores de Pretty Little Liars. Leia com cuidado.]

Em Rosewood, Pensilvânia, repórteres aguardam do lado de fora do prédio do tribunal, digitando furiosamente em seus iPhones. O julgamento do século está acontecendo bem aqui: as Belas Mentirosas foram acusadas de matar Alison DiLaurentis. Apenas Aria, Spencer, Hanna e Emily sabem que são vítimas de uma armação. Ali está viva, rindo enquanto observa as meninas serem condenadas pelo seu assassinato. Mas quando seu apelido inclui a palavra “mentirosa”, ninguém acredita que você possa estar dizendo a verdade...

***

Oi oi amiras, como estão vocês? Sejam todos bem vindos a mais uma edição do BEDA aqui no blog!

Pra começar esse mês de postagens todos os dias, trago pra vocês mais uma resenha literária, dessa vez do último livro da série Pretty Little Liars de Sara Shepard, o aguardado Cruéis. Lembro que caso você não tenha visto minhas resenhas anteriores sobre PLL (aqui e aqui), os livros seguiram um rumo diferente do da série. Se você assistiu a série da ABC/Freeform, só recomendo seguir em frente se não pretende ler os livros.

No capítulo anterior, os Gatos de Ali aparecem e tentam destroçar a vida das meninas, que, vítimas de uma emboscada, são acusadas de assassinar a verdadeira Alison DiLaurentis. Procurando formas de se livrar da acusação, elas acabam se envolvendo em outras tramas.

Spencer está determinada a assumir uma nova identidade caso seja condenada e fugir do país com a ajuda de uma especialista. Aria decide simplesmente fugir, mas descobre que a vida de uma fugitiva só pode piorar as coisas para as amigas e para ela mesma. Hanna tenta ter bons momentos antes de ir para a prisão e decide se casar com Mike Montgomery, seu fiel namorado. Já Emily… Bem, ela simplesmente não aguenta a pressão. E se já estava difícil para as quatro quando estavam unidas, imagine depois de tantas brigas e decisões difíceis?

O que elas menos imaginam, no entanto, é a reviravolta que vem a seguir. Uma ajuda inesperada que pode não só provar sua inocência como também “consertar” todas as desventuras que os leitores acompanharam pelos últimos 15 livros. Claro que as vidas de Aria, Spencer e Hanna nunca mais voltarão a ser as mesmas, mas pelo menos elas serão vistas de forma justa pela sociedade novamente.

Achei o livro muito interessante, daqueles que não queremos largar nem por um momento. Confesso que, após o final, tive dificuldades para dormir. Não lia uma conclusão de série tão boa a algum tempo - na verdade acho que essa foi a primeira conclusão decente de série literária que li. Parabéns, Sara Shepard. Você conseguiu.

Toda a série PLL mostra como uma coisa pequena pode ganhar proporções inimagináveis. Tudo começou com pequenos segredos: Emily gostava de meninas, Spencer copiava a irmã, Hanna tinha bulimia, Aria namorava o professor. As mensagens de -A eram pra ser apenas uma brincadeira boba de adolescente, mas começou a envolver assassinatos e outros crimes. E por que as meninas eram tão perseguidas no começo? Por terem sido amigas de uma menina mimada que mexia com as inseguranças dos outros para se sentir melhor. É mais que uma história sobre garotas ricas sendo perseguidas por algum maníaco anônimo online. É um aprendizado sobre bullying, escolhas na adolescência e más companhias.

Se você curte livros de mistério, suspense e que tenham um pouquinho de drama e romance, recomendo ler cada livro da série. Óbvio que tem seus pontos altos e baixos, mas no fim vale a pena.

Conhece outros livros com essa mesma temática? Tem opiniões diferentes sobre PLL? Deixe nos comentários!

FICHA TÉCNICA
Título: Cruéis
Autora: Sara Shepard
Ano de Publicação (BRASIL): 2016
Editora: Rocco
Páginas: 333
Tradução: Fal Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!

© Lunática - 2019.
Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabu Af
Tecnologia do Blogger.