3.8.17

Aprendendo coisas novas - Como criar recolors para The Sims 4


    Oi pessoal, tudo bom? Hoje eu trago uma novidade aqui no blog, que é uma coisa que eu tentei aprender a um tempão e finalmente consegui: criar novas estampas ou cores de roupas para The Sims 4!
Yay, uma t-shirt da Adore Delano!

E TEM COISA NAS COSTAS TAMBÉM!
   Para fazer esse tutorial, você vai precisar de 3 coisas: os programas Photoshop e Sims 4 Studio e um plugin para Photoshop da NVIDIA. Além disso, claro, ter o The Sims 4 e muita criatividade!

    Bem, o Photoshop eu não tenho um link 300% confiável pra passar pra vocês, mas quem manjar ou souber onde encontrar pode deixar nos comentários. O Sims 4 Studio você pode encontrar aqui e o plugin leitor de DDS da NVIDIA aqui. Instale tudo (você pode encontrar tutoriais no youtube) e vamos proseguir.

    Assim que tudo estiver certinho, você pode abrir o S4S. A tela que vai aparecer na sua cara (oi Major Lazer, Anitta e Pabllo, tudo bem?) é essa aqui. Você vai escolher seu nome de ccmaker - o meu é SmokyQuartzo, selecionar "Create CAS Standalone" e clicar no botão CAS.


    Ao seguir esses passos, vai abrir uma janela com todos os conteúdos que você tem no seu jogo que são utilizados no CAS: cabelos, acessórios, roupas, sapatos... Você pode filtrar por gênero, idade, categoria, jogo e até se é conteúdo da EA ou algum conteúdo personalizado que você já tenha. Você seleciona a roupa que você quer recolorir, clica em next e dá o nome que você quiser. 

    IMPORTANTE: ESSE SERÁ O NOME QUE IRÁ APARECER QUANDO VOCÊ FOR DISPONIBILIZAR O CONTEÚDO PARA DOWNLOAD, então nada de colocar devdgevddgv.package, só vai confundir o usuário que baixar. Uma dica é colocar sempre que tipo de item é esse: é uma blusa? Uma calça? Sapatos? Para que gênero? E qual idade? Eu por exemplo nomeei esse package como [SmokyQuartzo]yF_RuGirlMerchTop.package (o yF significa que é para sims femininas de adolescente em diante)

    Para fins de facilidade, recomendo sempre escolher itens em branco, sem cores ou estampas. É válido selecionar todas as cores de um item (você pode fazer isso clicando com shift) caso você pretenda usar TODAS AS CORES DISPONÍVEIS como base. Caso contrário fica só no branco mesmo que é sucesso.

    A tela seguinte vai abrir:


    Você pode mover o boneco-modelo usando o botão scroll do mouse. Basta rolar para cima para aproximar, para baixo para afastar e clicar e arrastar para mover. Clicando e arrastando com o botão direito do mouse, é possível girar o modelo para ver sua criação em ângulos diferentes!

    Para esse tutorial, nós vamos basicamente usar só 3 botões: o EXPORT e o IMPORT do menu Texture e o ADD SWATCH, pro caso de você querer colocar mais cores num mesmo item. Primeiro clicamos no EXPORT, que vai te permitir baixar a textura base para a blusa, a qual vamos editar no Photoshop. Pode dar a ela o nome que quiser, eu geralmente salvo como texturabase(nome do item), mas você pode escolher o seu. Daí nós abriremos o Photoshop para editar a textura. A tela que vai aparecer é mais ou menos assim:


    Não estranhe o formato das coisas, essa é a blusa! O corpo, as mangas e a parte de baixo/parte de dentro. Como pra essa blusa eu vou usar imagens, primeira coisa que eu vou fazer vai ser abrir a imagem que vou usar numa outra aba e, se necessário, remover o fundo.

    Depois de fazer as edições necessárias, é só posicionar a imagem na parte da blusa que você quer que ela fique. No caso da minha, estou pondo bem na frente.


    Depois de adicionar a imagem, adicionei uns dizeres. Na frente aparece Adore Delano em Simlish e atrás vem seu bordão, party.


    Mas vocês devem estar se perguntando: como faz pra mudar a cor? É bem simples, na verdade. Selecione a camada de base, a que tem apenas a textura, e no menu de ícones inferior, clique no quarto ícone (aquele que é uma bolinha separada em preto e branco) e selecione a opção Matiz/Saturação. Um item vai abrir com todas as opções, selecione "colorir" e vá alterando o resto das opções a seu gosto. Como a cor favorita da Adore é roxo, resolvi seguir o tema. Não estranhe que a página ficou inteira roxa, a pele do sim não vai ficar assim, eu garanto.


    Quando estiver satisfeito com tudo, SALVE UM PSD para facilitar edições caso não fique ao seu gosto e depois mescle as camadas e salve o DDS. Quando você for clicar para salvar o DDS, vai abrir a seguinte janela:


    Não mexa em nada, exceto por essa opção que está aberta. TEM QUE SER essa da imagem, se não dá errado. Depois que tudo estiver certinho, clique SAVE. Depois de salvo, é só voltar pro S4S e clicar naquele botão IMPORT e importar o novo DDS que você salvou, com todas as alterações. O que deve aparecer é o resultado das suas edições.

    Agora é só ir ali em SWATCH THUMBNAIL e escolher a cor mais próxima da cor da sua roupa. PRONTO! Caso queira adicionar mais modelos de estampa, é só clicar em ADD SWATCH, editar aquele PSD para criar um novo DDS e importá-lo. Quando estiver satisfeito com todos os swatches, clique em SAVE, lá em baixo, e pronto, seu item está pronto para ser instalado no The Sims 4 (é só copiar o arquivo e colar na pasta Mods) e compartilhado com o mundo!

    Como as blusinhas das queens ainda estão sendo feitas, resolvi compartilhar aqui uma outra blusa que eu fiz mais cedo - inspirada no LDRV - e foi testada no jogo e tá funcionando MUITO BEM, OBRIGADA.



    Espero que o tutorial tenha sido útil. Me chamem pra ver suas criações e até a próxima!

Um comentário:

Dê sua opinião!

© Lunática - 2019.
Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabu Af
Tecnologia do Blogger.