18.4.17

Motivos pelos quais não assisti (e nem pretendo) "13 Reasons Why"

    A Netflix liberou em sua plataforma a série "13 Reasons Why" no fim do mês passado. Baseada em livro homônimo do escritor Jay Asher, conta a história da morte da adolescente Hannah Baker, que deixa fitas contando os 13 motivos que a levaram ao suicídio.

    A série está super hypada no momento, com diversos fãs, páginas... Não se fala em outro assunto. Apesar disso, fiz uma decisão: não vou assistir. E agora vou falar porquê.

1 - Não li o livro
    Quem me conhece sabe que prefiro assistir adaptações depois que leio os livros nos quais as séries e filmes são baseadas. Claro que já aconteceu de eu fazer o caminho reverso - inclusive com algumas das minhas sagas favoritas, Jogos Vorazes e Percy Jackson, mas como eu frequentemente ficava decepcionada com a adaptação depois de ler a obra original, resolvi parar. Pode ser que eu mude de ideia se um dia ler o livro, mas por enquanto é não, obrigada.

2 - Feedback de quem assistiu
    Não estou tentando ser hipster e me recusar a assistir só porque virou modinha. Até tive interesse ao ver alguns amigos animados com a estreia, mas depois de ver as pessoas comentando, a vontade passou. Aparentemente a série, por tratar dos temas que trata, ativa alguns gatilhos (e eu sei que tem aviso antes, já me falaram) e se eu não aguento nem um filme de terror besta, não devo aguentar esse tipo de coisa.

3 - As falsas Hannah Baker de Taubaté
    Se você já assistiu à série e tem muitos amigos que fizeram o mesmo nas redes sociais, provavelmente já topou com uma dessas. A pessoa assiste e sente a necessidade de ir postar que "eu sou a Hannah Baker", mas dois dias depois tá ali fazendo piadinha com a depressão do colega, o distúrbio alimentar da prima, a ansiedade do amiguinho da escola. Além disso, tem uma galerinha que fica fazendo piada com os motivos que levaram Hannah a chegar aonde chegou. Pra quem pensa "aff, mas isso não é motivo pra deixar de assistir", eu só digo uma coisa: quando alguém faz alguma coisa ruim ou age com hipocrisia você quer ser relacionado a essa pessoa? Se a resposta for "não", agora você entendeu qual o motivo.

4 - Não tenho paciência para séries
    Tenho certeza que ao ler essa, as pessoas mais próximas vão virar pra mim e "mas você maratonou How I Met Your Mother", "não era você a maior fãzoca de Game of Thrones?", "ontem mesmo tu tava assistindo Steven Universe". Pois é, amiguinhos, venho com um fato: pra cada série que eu consegui finalizar ou me importar o suficiente para continuar acompanhando, pelo menos umas 3 eu abandonei - ou cogitei começar mas nem isso consegui. Eu não nasci pra ser a louca das séries, mas adoro um bom livro, filme ou reality show.

5 - Decepcionada com os rumos que isso vai tomar
    Pelo que estão falando, provavelmente a série vai ter outra temporada. E também pelo que eu sei - pesquisa, comentários de conhecidos, etc - não tem cabimento uma segunda temporada. Vai acontecer o mesmo que rolou com meu querido Jogos Vorazes, a galera vai tentar saturar tanto que daqui a pouco o sentido do troço vai se perder. Uma pena, algo que poderia ser tão útil tendo um destino desses.

    E vocês, assistiram ou pretendem assistir? Se sim, qual sua opinião sobre a série? Se não, se identifica com algum dos meus motivos ou tem mais algum que eu não citei?

    Não esqueçam: se passarem por qualquer situação negativa, procurem ajuda. Se verem alguma pessoa passando por isso, ofereçam ajuda. Depressão e outros temas tratados nessa e em outras obras são coisa SÉRIA, nada de ficar brincando com esse assunto quando há pessoas sofrendo por conta disso. Ajude, dê apoio, não se torne um porquê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!

© Lunática - 2019.
Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabu Af
Tecnologia do Blogger.