26.5.16

O ser humano: ele não sabe ficar de boa.

 Eu sempre fui uma menina tranquila. Nunca tive muitos problemas em casa e também nunca exigi coisas extravagantes dos meus pais e parentes. Claro que tive aquelas fases nas quais queria algumas coisas específicas que podem parecer exageradas para alguns adultos, mas quem não teve? Também nunca tive grandes problemas em ligar para o gosto dos outros, mesmo que muitas vezes eu discordasse deles. Mas, como o título do post diz, o ser humano não sabe ficar de boa.

 Quem me conhece sabe que adoro ler e que leio de tudo, de jornal a livro de ficção. Se a história me atrair, eu tô lendo. Mas, como todo leitor tem sua preferência, a minha é por literatura juvenil e YA, o que faz grande parte dos meus livros favoritos pertencer a uma dessas classificações. Gosto bastante de Jogos Vorazes, Pretty Little Liars, Percy Jackson, A Seleção, entre outras sagas teen. Meu gosto musical também segue uma linha parecida, já que sou fã assumida de Demi Lovato e Jonas Brothers, mesmo que não me oponha a ouvir outros artistas se o trabalho deles me agradar. E desde que entrei na faculdade tenho notado que as pessoas se incomodam por eu ter quase 20 anos e gostar dessas coisas. Já fui perguntada, pelo menos duas vezes, se eu não tinha vergonha. Pois bem, não tenho. Mas não nego que a situação me incomoda bastante.

 Me incomoda porque, como já disse antes, apesar de discordar dos gostos de algumas pessoas, não tento mudá-las. Uma das minhas melhores amigas é fã do Justin Bieber e eu nunca o suportei. Admito que devo ter sido péssima com ela algumas vezes ao falar mal do garoto, mas nunca a pedi pra mudar de ídolo ou perguntei se ela não tinha vergonha de gostar dele. Me incomoda porque meus gostos não interferem em como vou tratar alguém ou em como vou me comportar. Me incomoda porque essas coisas deveriam dizer respeito apenas a mim.

 Eu só me usei de ilustração para falar da mania que as pessoas tem de querer encaixar os outros num moldezinho, nos incluir num padrão. O meu gosto de leitura e meu gosto musical incomodam porque, aparentemente, são coisa de criança. Tem gente com gostos que são vistos como inferiores pelos mais diversos motivos: coisa de "sem cultura", gente desocupada, etc. Até onde sei, a liberdade é nosso direito. Temos liberdade pra gostar do que quisermos, mesmo que nosso gosto seja "duvidoso". Inclusive, importante falar que nossos gostos inocentes parecem incomodar mais do que os realmente problemáticos, como dessa galera que pratica violência contra grupos "minoritários" (já expliquei porque uso esses termos entre aspas). Aparentemente é mais aceitável apoiar tortura do que querer ler Ever After High e ficar de boa.

 Lembre-se: seus pais tem expectativas sobre você e nem sempre você irá cumprí-las, o que não significa que seja uma coisa ruim. Você pode criar expectativas sobre as pessoas, mas tenha em mente que nem sempre elas vão cumprí-las. Por muitas vezes você irá se decepcionar, mas é assim: você não pode mudar as pessoas. E, a menos que as ideias de alguém sejam preconceituosas e desrespeitem a existência de outras pessoas, você nem deve tentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!

© Lunática - 2019.
Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabu Af
Tecnologia do Blogger.