17.4.18

Review - Alfas: As melhores entre as melhores (Alfas #1), de Lisi Harrison


[ATENÇÃO: Este post pode conter spoilers de Alfas: As melhores entre as melhores. Leia com cuidado.]

A excêntrica bilionária Shira Brazille fundou a superexclusiva Academia Alfa para Meninas, na exótica Ilha Alfa, com a intenção de treinar a próxima geração de garotas prodígio. É um sonho que se torna realidade para 100 meninas - excepcionais dançarinas, escritoras, musicistas e inventoras, entre outras -, mas aquelas que não estiverem à altura da Academia serão mandadas de volta para casa à qualquer hora, por qualquer razão. A última a restar ficará famosa mundialmente. Quem será?

***

Oi oi, amiras! Sejam muito bem vindas a mais uma resenha literária aqui no blog Lunática! Hoje eu vou falar de um livro que considero uma boa leitura pra você que gosta de histórias com competições, como por exemplo A Seleção e Jogos Vorazes. Se trata de Alfas: As melhores entre as melhores, o primeiro dos 4 livros da série Alfas. No entanto, no Brasil, só foram lançados os dois primeiros livros antes que a Editora iD encerrasse suas atividades.


Neste primeiro livro, somos apresentadas às três protagonistas, cada uma com sua história e seus motivos para ingressar na cobiçada Academia Alfa para Meninas. A primeira é Skye, uma talentosa dançarina de 14 anos que também tem uma certa obsessão por garotos. A segunda é Allie, que divide nome com uma grande estrela da música e, por engano, recebe sua carta de entrada na escola. A terceira é Charlie, uma garota inteligente que entende muito de tecnologia e robótica, mas que sempre foi subestimada pelas pessoas a sua volta.

Skye, graças a suas proezas com a dança, conquista uma vaga na escola, mas lá descobre que ser a melhor de sua cidade não significa que ela é a melhor do mundo. Allie, depois de passar por um término doloroso, usa a confusão com a cantora folk a seu favor e assume o lugar dela no colégio. Já Charlie, que sempre foi muito próxima à Shira, se vê obrigada a abrir mão da mãe (que terá que desistir de seu emprego) e do namorado (um dos filhos de Shira) para ocupar uma vaga de última hora na escola dos sonhos. E o mais louco de tudo isso é que elas tem apenas CATORZE ANOS e já sofrem pressões de gente grande.

O legal desse livro é ver como as meninas vão crescendo com essa oportunidade. Charlie, na minha opinião, é a menina que mais dá valor ao seu espaço ali. A mãe sacrificou seu emprego para que ela tivesse essa oportunidade de provar para Shira - e para si mesma - o quão talentosa é. E descobrimos que ela também está por trás de quase todas as inovações tecnológicas da Ilha Alfa. AOS CATORZE ANOS!

Claro que as coisas não são fáceis. De milhares de garotas, só cem foram selecionadas por serem consideradas as melhores no que fazem. Qualquer errinho, qualquer pisada na bola, pode significar uma passagem de volta para casa - e para o esquecimento. A última estudante “viva” herdará o legado de Shira, que é descrita pelo livro como um ícone feminino que tem ajudado mulheres ao redor do mundo a se empoderar. Então, nessa situação, Skye tem que provar que não foi escolhida por acaso, Charlie tem que fazer valer seus sacrifícios e Allie tem que manter sua fraude em segredo. Ninguém quer decepcionar Shira Brazille, né?

Bem, como eu disse no início da resenha, a série não foi completada no Brasil, o que me deixa bem chateada. Parece uma coisinha boba meio livro de patricinha, mas é aquilo: você quer saber como as histórias terminam. Será que a Skye vai deixar de ser uma menininha mimada que reclama sempre que as coisas não saem como ela está acostumada? Será que Allie vai aproveitar bem sua estadia na escola e descobrir um talento em si mesma? E será que Charlie vai finalmente provar que é capaz e maravilhar Shira com seu conhecimento?

A autora, Lisi Harrison, também escreveu alguns livros da série Monster High - sim, a das bonecas - e a série The Clique, que até onde eu sei não foi lançada no Brasil. Eu só espero que outra editora compre os direitos de Alfas para que a gente possa saber o desenrolar dessa história.

A nota? 4 de 5. Como todo início de série, é um pouco arrastado, mas o fim te deixa louco pela continuação, Dançarinas e Impostoras.

FICHA TÉCNICA
Título: Alfas - As melhores entre as melhores
Autora: Lisi Harrison
Ano de Lançamento (BRASIL): 2010
Editora: Editora iD
Páginas: 286

Tradução: Tatiana Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!

© Lunática - 2019.
Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabu Af
Tecnologia do Blogger.