10.6.17

RuPaul's Drag Race Season 9 - RUVIEW "Category Is..."


    Olá olá olá! Sejam bem vindos à penúltima resenha da temporada de RuPaul's Drag Race! Eu não acredito que passou tão rápido e já estamos prontos para coroar a nossa America's Next Drag Superstar, a 9ª a ganhar o título - e 11ª a se sagrar vencedora de um reality da franquia RPDR.

    Bem, é a penúltima resenha da temporada mas ainda é válido avisar que teremos spoilers tanto do episódio quanto do Untucked pela frente. Se não assistiu, por favor, veja. O post não vai sair daqui, então é só ir lá dar uma olhadinha e depois voltar pra ler e comentar comigo, OK? Tô aguardando!

    Após a eliminação de Alexis Michelle, o clima ficou um pouco tenso. Não que tenha tido alguma treta poderosa, mas sim porque agora só uma queen separava o grupo restante da final. A coroa está cada vez mais próxima e todo mundo está sedento, sinal que o "RuPaul's Best Friend Race" estava com os dias contados. Inclusive uma das controvérsias do episódio passado deu as caras na Werk Room: Sasha disse que parecia certa de que seria a vencedora do ball porque teve um look rainbow. Pelo menos dessa vez não teve torta de climão e todas ficaram rindo... De nervoso, porque as coisas ficariam sérias a partir de agora.

    No retorno ao Werk Room, nosso Top 4 recebeu ninguém mais, ninguém menos que Michelle Visage, a verdadeira dona do programa. A nossa jurada favorita anunciou o desafio final, que era a gravação de um clip... Não, pera. Não vai ter clipe, mas sim algo parecido com o que rolou no All Stars 2: cada queen do Top 4 teria que escrever e gravar um verso para o remix de "Category Is", música do álbum Butch Queen de RuPaul (available on iTunes), treinar coreorafia e apresentar a música ao vivo na última runway da temporada. Além disso, Peppermint, Sasha, Shea e Trinity seriam entrevistadas por Ru e Michelle no podcast What's The Tee?. Parece puxado pra você? Pra mim também. Apesar de amar esse tipo de desafio, sou uma órfã assumida dos clipes. Se bem que pelo menos assim dá pra focar nas queens, ao contrário dos clipes - sempre enfiam uns homens sem camisa entre as cenas da Ru e das finalistas, o que eu acho horrível.
Amore, eu to aqui pra ver drag.
    Depois que Michelle as deixou, elas foram por a mão na massa. Peppermint e Shea estavam claramente mais confortáveis com a tarefa, a queen de NY ainda contou para as colegas que tinha um álbum a venda no iTunes (bem cantora mesmo).

    A outra metade do Top 4 estava tendo um pouco mais de dificuldade. Sasha não parecia ter grandes problemas pra escrever, porém não sabia se sua parte seria mais um rap ou uma peça (obrigada, Tatianna) de spoken word. Já Trinity... Gente, fiquei com pena da minha The Tuck. Ela realmente sentiu que, se não conseguisse ir bem, poderia estar fora da grande final apesar de ter o segundo melhor histórico da temporada.

    Com o verso finalizado, Shea Couleé foi a primeira queen a se reunir com Todrick Hall e Vjuan Allure para gravar sua parte da música. O rap dela tinha Q U A L I D A D E, mas por vezes ela se perdeu por ter alguns versos muito muito rápidos. Todrick parecia impressionado e tentava ajudar a queen de Chicago a se acalmar.

    Enquanto Picolé arrasava em um estúdio, a menina Bala de Menta estava em outro - o do podcast What's The Tee?, para a entrevista com Ru e Michelle. Lá, ela falou sobre as dificuldades de ser mulher trans e drag queen, de quantas coisas ouviu de colegas sobre não poder ser os dois. Peppermint contou que, durante muito tempo, só permitiu às pessoas conhecer um lado dela: quem sabia que ela é transgênero não podia de jeito nenhum saber que ela fazia drag, e quem conhecia ela pela drag não fazia ideia de que ela era transgênero. Ru e Michelle deram total suporte à queen de NY, dizendo que ela pode sim ser os dois e ninguém pode desvalidar isso. Uma graça.

    Depois foi a vez de Trinity gravar sua parte da música. The Tuck teve problemas pra encontrar o tom certo - primeiro parecia que estava simplesmente lendo, depois começou a gritar... Quando finalmente achou o tom, perdeu o ritmo, deu branco na letra... Todrick e Vjuan pareciam bem preocupados... Imagina a Trinity.

    Sasha agora era a entrevistada do podcast. Ru perguntou sobre o que ela teria mudado em sua trajetória e ela fala do desafio 9021-HO, no qual teve um desempenho "ruim" (entre aspas porque não achei que foi tão merecedor do low assim) porque é mais uma queen de intelectos do que de comédia. Depois a queen russa falou da relação com os pais e de como se arrepende de não ter incluido a mãe no universo drag, explicado que era uma carreira como todas as outras. A perda da mãe fez com que Sasha se abrisse mais com o pai, que agora é apaixonado pelo que o filho faz - inclusive é chamado de Papa Velour pelas pessoas. Antes de ir, Sashão recebeu um presente: seu próprio Squatty Potty. É, isso mesmo, aquela espécie de suporte pra melhorar sua postura no banheiro. Nunca quis tanto estar num Top 4, que presentão, hein, Mama Ru.
A Ru ama tanto as suas queens que se importa até se elas estão fazendo cocô direito.
    Peppermint foi gravar sua parte e foi só elogios da parte dos produtores. Bem que ela disse que ama cantar, se apresentar e fazer rap. Claro que ficou um pouco confusa no começo, afinal ninguém é perfeito, mas das queens que passaram pelo estúdio até o momento ela foi a mais confiante e a que se saiu melhor. Props to ya, mawma!

    Shea foi chamada ao confessionário... Brinks, foi só ao estúdio do podcast mesmo. Seu papo com Ru e Michelle foi basicamente sobre o bullying que ela sofreu quando criança por ser o menino negro em um bairro de brancos. Shea também falou que costumava frequentar a igreja e até sabe falar em línguas. Bem rainha gospel sim.
Claramente como seria um cartão da Shea pra Sasha.
    Por último, mas não menos importante, foi a vez de Sasha gravar o rap (ou a spoken word) enquanto Trinity iria ao podcast. Devo dizer que fiquei bem nervosa com a Sasha, já que adoro ela e tinha certeza que a veria no Top 3. Ela e o Todrick tiveram algumas tensõezinhas porque ele tentava ajudar, mas Sasha queria se manter fiel ao seu estilo. No fim todo mundo se entendeu e ela conseguiu gravar.

    A última entrevistada do dia, Trinity falou no podcast sobre sua relação com a família, mais especificamente os avós, que a criaram. A queen de Orlando, que já tinha contado que precisou abandonar a escola para cuidar da avó doente, disse também que nos últimos anos de vida daquela que a cuidou como mãe as brigas eram constantes por conta da sexualidade. Numa dessas, The Tuck diz que chegou até a dizer que a odiava, mas que se arrepende amargamente disso. Ru a confortou ao dizer que a avó a perdoaria se estivesse viva. Um anjo mesmo a Mama.

    Depois da jornada dupla que foi gravar e dar entrevista, o Top 4 se reuniu com Todrick e os bailarinos para treinar a coreografia da apresentação. Peppermint foi a primeira e não teve dificuldade com seus passos, dando o melhor de si a cada momento. Depois veio Sasha, que mais uma vez precisou sair de sua zona de conforto pelo desafio. Apesar de todo mundo ali ver que ela não tava conseguindo acompanhar, Sashão insistia que conseguiria fazer. Parece eu, não gosta de demonstrar fraqueza em público. Em seguida, vez da The Tuck, que até sabia os passos, mas estava meio lerda - Todrick dizia que era como assistir pelo Skype. Ela assumiu, no entanto que não é uma dançarina. Apesar disso, estava disposta a dar o melhor de si para chegar ao Top 3. Se Trinity e Sasha não dançam, Shea é a própria bailarina do Ballet Bolshoi. A bonita ainda tentou fazer a modesta, mas não engana ninguém (não era tu que entrou falando que não veio pra brincar?)

    Senti falta do segmento pré-runway, no qual as queens se preparam e conversam. Felizmente teríamos o Untucked mais tarde justamente pra compensar. Agora é a hora da grande performance de Category Is!


    Depois desse tiro, as queens voltaram ao palco usando seu melhor look para ouvir suas críticas finais e defender seu direito à coroa. Além disso, Ru pediu a cada uma que dissesse algumas palavras ao seu eu da infância e eu estaria mentindo se dissesse que o da Peppermint não foi o mais emocionante. Pra começar, uma medalha pra RuPaul por não ter citado o nome de batismo dela, já que estamos falando de uma pessoa transgênero e ouvir um nome que nunca a representou além de ser bem desrespeitoso é também incômodo. Nossa Legendary Queen from NYC disse entre lágrimas que tudo que seu eu do passado sentia sobre si mesmo era verdadeiro e que deveria aproveitar, uma vez que ela percebesse isso, todo o mundo perceberia também.

    Sasha, Trinity e Shea também nos renderam momentos emocionados. Os conselhos que deram às suas versões infantis tinham a ver com o que conversaram no podcast: se preparar para os momentos tristes que a vida os traria, ser forte... Shea ainda disse que tinha muito orgulho da criança que Jaren foi e que essa criança a inspirou a ser o ser humano que é hoje. 

    Depois de discursos e críticas, as quatro queens restantes se reuniram no backstage para aproveitar os últimos momentos do show. Recebidas por drinks e comidinhas, elas comentaram sobre a amizade que cresceu durante as filmagens, Shea dizendo que ligaria para as novas amigas e mandaria mensagens. Ninguém estava pronto para o resultado final, mas pareciam felizes independente de quem avançasse para o Top 3. Meu coraçãozinho chegou a partir só de pensar que qualquer eliminação ali seria injusta. Peppermint pode não ter o melhor histórico, mas arrasou no desafio. Sasha e Trinity podem não ter ido tão bem comparadas às outras duas concorrentes, mas foram bem durante toda a competição. Shea... Bem, não tem nenhuma posibilidade da Shea ser descartada.
Meus bebês <3
    De volta ao palco, nosso Top 4 dublou outra música do CD Butch Queen, de RuPaul: U Wear It Well. Como já é comum no lipsync final, depoimentos das queens passavam durante a dublagem, mostrando as motivações de cada uma. Eu fiquei realmente muito nervosa, apesar de saber que qualquer que fosse o Top 3 eu ficaria feliz - e consequentemente, qualquer que fosse a winner. Foi então que o plot twist chegou. Na hora de eliminar a última queen, o holograma da Ru travou e nos presenteou com a primeira finale de Top 4!
VEM, FINALE HISTÓRICA!
O HISTÓRICO
Clique na imagem para ver em tamanho maior
    Semana que vem teremos a Grand Finale! Pra quem você acha que vai a coroa? Peppermint, Sasha, Trinity ou Shea? E quem será a nossa Miss Congeniality - acham que a Cucu vai acabar entregando a faixa pra si mesma?

    Estão prontos para dar adeus a essa temporada incrível? Eu com certeza não. Mas gostaria de agradecer a todos que acompanharam as RuViews e garanto: Season 10 vem aí e o Lunática vai cobrir SIM!

    Até semana que vem!

2 comentários:

  1. e qual o nome dos bailarinos de category is?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo! Não sei os nomes dos bailarinos, mas pelo que vi no episódio o coreógrafo foi o Todrick Hall mesmo.

      Excluir

Dê sua opinião!

© Lunática - 2019.
Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabu Af
Tecnologia do Blogger.